terça-feira, 29 de maio de 2012

MUNDO: Terremoto deixa pelo menos 12 mortos na Itália, diz polícia


Do UOL, em São Paulo

Um terremoto de magnitude 5,8 na Escala Richter no norte da Itália matou pelo menos 12 pessoas e deixou dezenas de feridos, anunciou a polícia local.
O tremor, que teve seu epicentro perto de Modena, espalhou pânico entre os milhares de pessoas que estão morando em tendas desde a semana passada, quando outro abalo sísmico atingiu a mesma região.
Terremotos na Itália
Foto 54 de 54 - 29.mai.2012 - Equipe de resgate italiana atende uma pessoa ferida em Mirandola após um terremoto de magnitude 5,8 na Escala Richter atingir o norte da Itália Pierre Teyssot/AFP

Policias e integrantes da Cruz Vermelha afirmaram que há pessoas presas embaixo de escombros de casas e de um armazém na região de Emilia-Romagna.
Três pessoas morreram em San Felice de Panaro no desabamento de uma fábrica. Duas pessoas faleceram na cidade de Mirandola, uma em Concordia e outra em Finale, anunciou o capitão Salvatore Iannizzotto, da polícia de Modena
Tremor assusta desabrigados
O corpo do pároco da cidade de Rovereto di Novi, que aparece entre a relação de vítimas, foi encontrado hoje, mas a polícia não sabe se ele morreu de ataque cardíaco ou diretamente pelo terremoto.
Ao comentar o terremoto, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou que a Itália vai "superar esse momento". 
Napolitano anunciou que "o presidente da região Emilia Romana [Vasco Errani] e o presidente do Conselho [premier Mario Monti] falarão com as populações em um comunicado pela televisão, [para garantir] um forte compromisso de assistência, de aproximação e de reconstrução".
Errani, por sua vez, afirmou que "tudo será reconstruído, como já foi dito por Monti, e a nossa região não será deixada sozinha".
O terremoto foi sentido no centro-norte da Itália, desde Bolzano, perto da fronteira com a Áustria, até Milão, passando por Bolonha e incluindo a Toscana, em Florença e Pisa, onde os prédios públicos foram esvaziados por precaução.

Segundo tremor com mortes

No domingo (20), outro terremoto registrado na mesma região deixou sete mortos e mais de 50 feridos. O primeiro tremor mais forte causou vários danos materiais, principalmente em edifícios históricos.
Esse abalo teve epicentro a 36 quilômetros de Bolonha, capital da região de Emilia-Romana. O Ministério da Cultura informou que "os danos ao patrimônio cultural são importantes", principalmente em Ferrara.
Nesta cidade, cujo centro histórico é considerado patrimônio mundial da humanidade, o terremoto atingiu o Castelo de Este, construído em 1385, e uma praça, a Savonarole. O Pátio Ercole, um dos mais importantes elementos arquitetônicos da Bolsa do Comércio, do século 18, desabou. (Com agências internacionais)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |