sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEGURANÇA: Cartas apreendidas em penitenciária no Paraná mostram que tráfico planeja atacar sedes de UPPs no Rio

De O Globo
Duas cartas apreendidas, quarta-feira, na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, revelam que a maior facção criminosa do Rio tem planos para atacar sedes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A correspondência era endereçada a dois chefes do tráfico: Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Marcos Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor. Sem querer dar detalhes, o delegado Mozart Person Fuchs, da Delegacia da Polícia Federal de Cascavel (PR), informou apenas que as cartas são de bandidos do Rio, que pedem algumas orientações e autorização para as próximas ações da quadrilha.
- São atitudes para causar impacto na segurança pública - disse o delegado.
Fuchs contou que vai informar o governo do Estado do Rio sobre a existência das cartas. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou, durante a destruição de máquinas caça-níqueis no Centro do Rio, que a descoberta das cartas não vai alterar em nada a política de Segurança e mandou um recado para criminosos que planejam invadir comunidades ocupadas pela polícia.
- Para nós, (as cartas) não mudam nada no planejamento. Pelo contrário. Recebemos uma grande gama de informações, e a questão é conseguir verificar se elas são verdadeiras. Quem atacar as UPPs é que vai correr risco - avisou Beltrame.
As duas folhas manuscritas foram encontradas com uma mulher que ia visitar o marido, preso em Catanduvas. Levada para a Polícia Federal de Cascavel, que fica a 40 quilômetros do presídio, ela contou que foi obrigada por um desconhecido a tentar entrar na penitenciária com as cartas. A mulher disse ainda que não sabia o que estava escrito nas duas folhas.
Outra mulher foi presa pelo mesmo crime em setembro
Indiciada pelo crime de colaboração com quadrilhas, ela está presa e, se condenada, poderá ter que cumprir uma pena de dois a seis anos de reclusão. Segundo a Polícia Federal, em 15 de setembro passado uma outra mulher foi presa em flagrante pelo mesmo crime em Catanduvas.
Marcinho VP, chefe do tráfico no Complexo do Alemão, e My Thor, do Morro Santo Amaro, no Catete, serão convocados a depor na Polícia Federal. Os dois também deverão ser submetidos a medidas de disciplina no presídio.
Marcinho VP é suspeito de ter ordenado os principais ataques do tráfico já ocorridos no Rio. Em 2008, teria partido dele a determinação para matar o então diretor do presídio Bangu III, o tenente-coronel da PM José Roberto do Amaral Lourenço, de 41 anos. O oficial foi morto com cerca de 60 tiros de fuzil. O traficante também teria comandado, de dentro do presídio, a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no ano passado, quando bandidos derrubaram um helicóptero da PM a tiros.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |