quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

GERAL: Revista britânica destaca crise no DF e escândalos de corrupção no Brasil

Do POLÍTICA HOJE
A revista britânica "The Economist" publicou artigo nesta quinta-feira no destaca a crise política no Distrito Federal provocada pelas denúncias de um suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina a aliados do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido). No artigo, a revista lembra outros casos de corrupção na política brasileira, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) e a recente cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e cita a fragilidade das regras de financiamento de campanhas eleitorais.
Kassab já teve a cassação suspensa. Arruda continua preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde aguarda julgamento do mérito de um habeas corpus. Apesar dos escândalos, a publicação ressalta que o Brasil "provavelmente" não é mais corrupto que outros países de mesmo tamanho e riqueza. "O país se saiu melhor que a China e a Índia e muito à frente da Rússia no mais recente índice de percepção de corrupção, elaborado pela ONG alemã Transparência Internacional", diz.
A revista também lembra que, segundo a ONG Transparência Brasil, boa parte do dinheiro envolvendo propinas vai para o financiamento de campanhas eleitorais, embora o país tenha leis rigorosas sobre o assunto.
"Campanhas são particularmente caras em um país onde os distritos eleitorais englobam toda uma cidade ou um Estado. Como nos Estados Unidos, o tamanho e o alcance imensos do governo no Brasil significam que as empresas sentem que têm de ficar em bons termos com uma ampla gama de políticos de todos os matizes fazendo doações de campanha, diz o artigo. Com informações da Agência Estado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |