quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ECONOMIA: Petrobras descobre mais petróleo no pré-sal, na Bacia de Campos

De O GLOBO
Lucianne Carneiro
RIO - A Petrobras informou duas novas descobertas de petróleo na Bacia de Campos, num único poço, mas uma delas na camada do pré-sal e outra no pós-sal. O óleo do pré-sal é leve (de maior valor comercial), e as reservas recuperáveis são de 40 milhões de barris, em reservatórios com boa produtividade, confirmada pelos testes da estatal.
As descobertas foram feitas após a perfuração do poço exploratório 6-BR-63A-RJS, na área de Barracuda, a cerca de cem quilômetros da costa do Estado do Rio, em uma lâmina d'água de 860 metros.
A acumulação no pré-sal está a 4.340 metros de profundidade. Segundo as estimativas preliminares, o óleo leve é de 28º API. Na descoberta do pós-sal, a Petrobras estima que o volume de petróleo que pode ser recuperado é de 25 milhões de barris. Para aproveitar a infraestrutura de produção e escoamento já instalada na área, a Petrobras estuda interligar o poço perfurado à plataforma P-43, que já opera no campo de Barracuda.
Mercado aguarda plano de investimento da Petrobras
Para o professor da UFRJ e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, a descoberta do pré-sal tem um volume considerável e confirma as boas perspectivas para a Petrobras. Mas ele destaca que o mercado está mais atento agora ao desenrolar do projeto de capitalização da Petrobras e sua capacidade de explorar as descobertas que estão sendo anunciadas.
- O volume é considerável e anúncio de descoberta é sempre uma boa notícia. Mas o mercado está cansado de tanto anúncio de descoberta. É preciso confirmar que vai haver capital para explorar isso - afirma Pires.
A Petrobras ainda não divulgou seu plano de investimentos para os próximos cinco anos por causa do atraso em seu projeto de capitalização. Nesta quarta-feira,
o ministro da Fazenda, Guido Mantega, revelou que a Petrobras fará este ano uma oferta pública de ações de US$ 50 bilhões. Ele classificou a oferta como a maior da história do capitalismo. O dinheiro será usado para equipar a empresa e dotá-la de infraestrutura.
Segundo o especialista, o Brasil tem hoje reservas recuperáveis de 14 bilhões de barris de petróleo. A estimativa é que as reservas de pré-sal cheguem a 50 bilhões de barris.
- Mais uma descoberta confirma o futuro promissor da Petrobras. É uma das empresas de petróleo que mais vai agregar reservas nos próximos anos - diz.
Para Adriano Pires, o fato de a descoberta ser na Bacia de Campos é uma notícia positiva para o Estado do Rio, já que os últimos anúncios têm sido na Bacia de Santos.
- É importante para o estado mais uma descoberta em Campos, ainda que alguns dos campos da Bacia de Santos pertençam ao Rio - aponta.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |