terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

POLÍTICA: Temer inicia corpo a corpo com parlamentares em defesa da reforma da Previdência

OGLOBO.COM.BR
POR GERALDA DOCA

Presidente convocou uma reunião com representantes da comissão especial

Presidente Michel Temer em cerimônia na semana passada. Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

BRASÍLIA - Preocupado com as pressões dos partidos da base aliada para flexibilizar a proposta de reforma da Previdência em discussão no Congresso, o presidente Michel Temer convocou os parlamentares da comissão especial que está tratando do tema para uma reunião no fim da manhã desta terça-feira. Segundo interlocutores, na conversa o presidente vai defender pontos os essenciais do texto original, como idade mínima de 65 anos para todos os trabalhadores e regras de transição (um pouco mais amenas) para quem completar 50 anos (homem) e 45 anos (mulher) até a aprovação da reforma.
Alterar essas questões, destacou um interlocutor do presidente, pode tornar a reforma "frágil", reduzir seus efeitos fiscais, além de não resolver o problema da falta de sustentabilidade do regime de aposentadoria. O argumento é que se a proposta for muito alterada será preciso fazer uma nova reforma num curto espaço de tempo - o que é complicado para qualquer governo por se tratar de um tema tão polêmico.
— A prerrogativa de aprovar a reforma é do Congresso, mas o presidente vai dialogar com os parlamentares para fazer o mínimo de modificação possível — disse a fonte.
O relator da proposta na comissão especial, deputado Arthur Maia (PPS-BA), defendeu ontem num evento com sindicalistas em São Paulo a necessidade de suavizar as regras de transição,. Ele também já se posicionou a favor de normas de aposentadoria diferenciadas para mulheres com filhos

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |