terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

LAVA-JATO: Cabral admite em depoimento uso de helicópteros do estado para fins particulares

OGLOBO.COM.BR
POR JULIANA CASTRO

Ex-governador alegou que havia denúncias de ameaças a ele e à família

Audiencia por videoconferencia do ex-governador Sergio Cabral no Tribunal de Justivça do Rio de Janeiro - Alexandre Cassiano / Agência O Globo

RIO - O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) afirmou nesta terça-feira, em depoimento feito por videoconferência, que fez uso particular dos helicópteros do governo do estado para suas idas à Mangaratiba, onde tem uma casa. Cabral é réu numa ação popular que apura se houve excessos na utilização das aeronaves durante o seu mandato no Palácio Guanabara.
A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo será ouvida como informante, também por videoconferência. As demais testemunhas estão sendo ouvidas pessoalmente.
- Durante o fim de semana, pode ser que sim (tenha usado o helicóptero para fins particulares), alguma situação em que me desloquei... - afirmou o ex-governador, sendo indagado novamente pela juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 8º Vara de Fazenda Pública, se eram deslocamentos para fins particulares:
- É - confirmou Cabral, que acompanha os demais depoimentos.
O ex-governador alegou que havia uma recomendação da Subsecretaria do Gabinete Militar, por conta de segurança, para os deslocamentos serem feitos de helicóptero:
- Toda hora havia denúncias de ameaças a mim e à minha família.
Cabral foi questionado se convidados da família viajaram nas aeronaves do governo para Mangaratiba.
- Pode ter havido de modo excepcional - disse.
Em seu depoimentos, o peemedebista alegou que outros ex-governadores também usavam aeronaves do governo do estado para irem a suas casas de veraneio. Citou especificamente Leonel Brizola e Marcelo Alencar.
O autor da ação civil pública é o procurador aposentado Cosmo Ferreira, que acompanha a audiência. A ação é de 2013 e o autor pede o ressarcimento ao erário dos recursos gastos por Cabral com voos irregulares.
No dia da prisão do ex-governador, em 17 de novembro do ano passado, O GLOBO mostrou num levantamento sobre as viagens feitas pelo ex-governador na companhia da mulher Adriana Ancelmo, filhos e empregada doméstica, além de assessores e convidados, um total de 51 viagens de helicóptero entre o Rio e Mangaratiba.
Seis dias depois, o juiz Leonardo Grandmasson, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Rio, reabriu o processo contra o ex-governador, que pede o ressarcimento aos cofres públicos pelo uso, nas suas duas gestões, de helicópteros oficiais para viagens que seriam de caráter pessoal.
A magistrada deferiu também os depoimentos de pilotos e co-pilotos que serviam ao governo do estado durante os dois mandatos de Cabral. Dois coronéis da Polícia Militar serão ouvidos na ação.
O ex-governador está preso em Bangu 8 desde novembro, quando foi deflagrada a Operação Calicute. Já Adriana Ancelmo foi presa em dezembro. Ela está na ala feminina de Bangu 8.
PLANILHAS DE VOO DISPÕEM DA DATA, HORÁRIO DE PARTIDA E DESTINO

Controle de utilização de aeronaves pelo ex-governador do Rio
Costa Verde foi o destino preferido do ex-governador e família até mesmo no meio de semana

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |