OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
No Panamá, ao menos quatro pessoas morreram devido à tormenta tropical. Costa Rica decreta estado de emergência
Antes da chegada do furacão Otto, crianças, adultos e idosos aguardam para serem levados a abrigos na Nicarágua - INTI OCON / AFP
CIDADE DO PANAMÁ — O furacão Otto ganhou força nesta quinta-feira e subiu para categoria dois, enquanto avançava pelo Caribe para o litoral da Costa Rica e da Nicarágua. O governo costa-riquenho declarou emergência nacional diante da proximidade do fenômeno, forçando a retirada de 3.600 pessoas. Na Nicarágua, dez mil pessoas tiveram que deixar suas casas.
O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, usou sua conta oficial do Twitter para anunciar as medidas de emergência, que incluem o fechamento de todos os prédios públicos na quinta e na sexta-feira, exceto no caso de órgãos que terão de lidar com a situação de crise.
Depois de provocar a retirada da população e alertas de emergência em vários países centro-americanos, Otto causava ventos contínuos de até 120 km/h, a cerca de 220 km do porto caribenho de Limón, na Costa Rica, disse o NHC em seu último boletim.
Mãe e filhos são retirados de suas casas enquando furacão Otto se aproxima de Barra de Colorado, na Costa Rica - HANDOUT / REUTERS
As autoridades panamenhas encontraram o corpo de um jovem que teria sido surpreendido pelo aumento no volume do rio onde se banhava, o que elevou para quatro o número de mortos no país, após a passagem do furacão Otto.
— O desaparecido do rio Utivé já foi recuperado (...) Infelizmente o jovem perdeu a vida — informou o diretor do Serviço Nacional de Defesa Civil, José Donderis, em entrevista coletiva.
O rapaz, de 18 anos, era procurado há dias, depois de desaparecer no rio Utivé, ao leste da capital panamenha. Segundo a imprensa local, seu corpo foi encontrado sete quilômetros rio abaixo, de onde foi visto pela última vez.
Os outros mortos são um casal surpreendido em Burunga, na província de Panamá Oeste, por um deslizamento de terra enquanto dormia, e um menino de 9 anos que morreu na queda de uma árvore sobre o veículo em que estava, perto do colégio.
Otto chegou a furacão na terça-feira, recuperando a forma de tempestade tropical e, de novo, reconquistando potência.
ÚLTIMAS DE MUNDO
Comentários:
Postar um comentário