OGLOBO.COM.BR
POR JAILTON DE CARVALHO
Membros da força-tarefa da Lava-Jato se reúnem com relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS)

O Deputado Federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) durante reunião com o procurador da República da 2ª Vara Federal Criminal da Procuradoria da República no Paraná, Deltan Martinazzo Dallagnol (à esquerda) - Ailton de Freitas / Agência O Globo
BRASÍLIA - Um grupo de procuradores da República de Brasília e de Curitiba se reuniu nesta segunda-feira com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator da comissão especial encarregada de apreciar as 10 medidas de combate à corrupção sugeridas pelo Ministério Público Federal (MPF). Os procuradores querem que Lorenzoni altere proposta de criação de crime de responsabilidade para integrantes do Ministério Público e para juízes, que não constava do pacote original das dez medidas.
Segundo um procurador, a tipificação do crime de responsabilidade para integrantes do Ministério Público e magistrado seria uma forma de se colocar uma camisa de força em autoridades que estão à frente de determinadas investigações. Com o risco de serem processados, procuradores, promotores e juízes poderiam se sentir constrangidos em levar adiante apuração de crimes complexos, especialmente quando estivesse diante de investigados poderosos.
Os procuradores querem também que Lorenzoni altere outros trechos do relatório. A reunião começou pela manhã e foi interrompida no início da tarde. Depois do almoço, o grupo voltou a discutir o assunto numa sala de reuniões da Câmara. Entre os procuradores estão os secretários de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria-Geral da República, Vladimir Aras; de Relações Institucionais Peterson de Paula Pereira; e o coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.
Na semana passada, em debate promovido pelo GLOBO, procuradoras do Ministério Público Federal, instituição que criou a campanha "Dez medidas contra a corrupção", e defensores públicos do Estado do Rio, cuja entidade lançou uma contra-campanha intitulada "Dez medidas em xeque", defenderam argumentos a favor e contra as propostas.
ÚLTIMAS DE BRASIL
Moro manda PF retirar nome de Dias Toffoli de relatório
Em reunião com Cármen Lúcia, presidentes de TJs reclamam de comissão para analisar supersalários
Procuradores querem retirar de medidas de combate à corrupção punição a juízes e integrantes do MP
Sobrinha-neta de Sarney é encontrada morta em São Luís (MA)
Comentários:
Postar um comentário