quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ESPORTES: Massa se aposenta da Fórmula 1 no fim da temporada

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Piloto, vice-campeão em 2008, não renovou contrato com a Williams
Massa anunciou sua aposentadoria na Fórmula-1 após 14 temporadas na categoria  

Após 14 temporadas na Fórmua-1, Felipe Massa, vice-campeão mundial em 2008, anunciou que esta é a sua última temporada na principal categoria do automobilismo. Aos 35 anos, o piloto brasileiro confirmou que não renovou seu contrato com a Williams e também não irá para nenhuma outra escuderia.
Em comunicado divulgado pela Williams, Massa disse sentir orgulho do que construiu ao longo da carreira:
"Eu tenho tantas grandes memórias ao longo dos últimos anos e agradeço a todas as pessoas e a todas as equipes por que passei e me ajudaram a chegar onde estou hoje. Minha carreira foi mais do que eu esperava, e estou orgulhoso do que consegui", declarou o piloto.
Felipe Massa brincando de pilotar, quando criança - Foto: Arquivo pessoal

Felipe Massa vence o Grande Prêmio da Turquia, em 2007Foto: Murad Sezer / AP

Massa capota com seu carro após a largada do GP da Alemanha, em Hockenheim, em 20 de julho de 2014 Foto: KAI PFAFFENBACH / REUTERS

Massa estreou no GP da Austália, em 2002, quando ainda era piloto da Sauber. Entre 2006 e 2013, foi piloto da Ferrari, onde viveu seus melhores momentos na F1, alcançando o vice-campeonato mundial em 2008, além de 3º lugar em sua temporada de estreia pela equipe e um 4º lugar no mundial de pilotos em 2007. Em 2014, transferiu-se para a Williams, onde ficou com a 7ª colocação em sua primeira temporada e em 6º em 2015. No mundial deste ano, ocupa apenas a 10ª posição, e viu seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, tornar-se o principal piloto da Williams.
Em 242 corridas, Massa conquistou 11 vitórias, 14 pole positions e 41 pódios. Desde a sua estreia, só não competiu no mundial de pilotos em 2003, ano em que ficou como piloto de testes da Ferrari. A tendência é de que Massa termine sua carreira na F1 com 250 corridas no currículo, caso dispute todas as provas restantes.
A última corrida que venceu foi em 2008, no GP do Brasil, quando por pouco não se tornou campeão mundial, título que acabou ficando na ocasião com o britânico Lewis Hamilton, hoje tricampeão.
Em coluna no site especializado "Motorsport", Massa comentou sobre o GP do Brasil de 2016, marcado para 13 de novembro, em Interlagos, e previsto para ser a penúltima prova do ano:
- Olhando para o futuro, será especial o meu último Grande Prêmio do Brasil. Eu sei que oficialmente minha última corrida será em Abu Dhabi, mas emocionalmente o fim de semana de São Paulo será a despedida real, pelo que significa para o meu coração - disse.
Felipe Massa chora ao perder o título mundial no GP do Brasil de 2008 - Fernando Maia / Agência O Globo

Paulistano nascido em 25 de abril de 1981, Massa deixou em aberto a possibilidade de continuar no automobilismo, mesmo que não na Fórmula-1:
- A vida nos apresenta muitas escolhas, e eu acho que chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro - disse.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |