sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ECONOMIA: Meirelles: fatores que levaram à crise foram revertidos

OGLOBO.COM.BR
POR VIVIAN OSWALD

A empresários chineses, ministro diz que país já vive retomada de investimentos

Presidente chinês Xi Jinping (à direita) recebe Temer e Meirelles - IWASAKI MINORU / AFP

XANGAI - A uma plateia de 350 empresários na China, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, garantiu as causas da perda de confiança e credibilidade que levaram a economia brasileira a mergulhar em uma crise foram revertidas. Segundo ele, o compromisso do governo do presidente Michel Temer é estabilizar cenário macroeconômico, reduzir tamanho do Estado, implantar reformas, reforçar o papel das agências e criar ambiente amigável de negócios.
Ele admitiu que o país sofreu a partir de 2009 os feitos da crise financeira internacional e que o quadro se agravou com medidas que não se sustentavam, tomadas pelo governo anterior, e as desconfianças sobre a possibilidade de processo de impeachment.
— Portanto, esse é um processo que o país viveu. Mas a boa notícia é que as causas de tudo isso foram revertidas. O novo governo assumiu, totalmente democrático, presidido pela STF, dentro das normas constitucionais. Fez com que a confiança dos agentes econômicos passasse a retornar rapidamente.
Segundo Meirelles, o primeiro grande movimento é assegurar a estabilidade da economia brasileira, começando por restaurar o equilíbrio das contas públicas. Para ele, o Estado passou a ser ineficiente como propulsor do investimento e passou a ser agente que exige recursos cada vez maiores.
O ministro da Fazendo ainda destacou, como uma das medidas mais importantes de ajuste, a criação de um teto para despesas públicas de uma maneira que as despesas passem a cair como porcentual do PIB.
— É importante mencionar que isso tem gerado muito confiança na economia, seja confiança dos industriais, dos serviços e do comércio. A reta do crescimento é pronunciada nos últimos meses. Crescimento sólido da confiança.
Segundo ele, os investimentos estão retomando.
— Foram os primeiros do setor da atividade econômica que reagiu. Quando vemos dados do último trimestre, nós vamos ver que a indústria subiu um pouco. Consumo ainda não. Alguns setores ainda estão caindo. Mas o investimento já subiu. É sinal claro de que a economia brasileira está crescendo.
Meirelles terminou o discurso chamando investidores a aplicar no Brasil.
— É um país seguro e estável. Não há conflito políticos e religiosos. Agora, tivemos mudança em paz, dentro das regras da constituição. Momento é histórico para as duas nações.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |