quinta-feira, 1 de setembro de 2016

COMENTÁRIO: ‘Temer tem a chance de iniciar a recuperação’, por Míriam Leitão

POR MÍRIAM LEITÃO - OGLOBO.COM.BR

A reconstrução será lenta porque a economia permanece inerte, como se viu nos dados do PIB

No Brasil democrático, três vices assumiram. O presidente José Sarney entregou a economia em escombros, o presidente Itamar Franco saiu deixando a herança da vitória sobre a hiperinflação. O presidente Michel Temer terá 28 meses pela frente, mais do que os 27 meses de Itamar. Ele tem possibilidades de preparar a recuperação econômica, mas nada será fácil.
Sarney teve um mandato inteiro e ainda quis mais um ano. Foram cinco anos com períodos de esperança e um final angustiante, com o país vivendo a devastação de 80% de inflação ao mês e o risco de colapso da dívida pública. Itamar teve tropeços no começo, seguido de um grande acerto. No sétimo mês do seu curto período, deu posse ao quarto ministro da Fazenda — ao todo, teve seis ministros nesse posto —, mas, ao sair, o país comemorava a mais importante vitória em 50 anos de luta contra a inflação.
Itamar soube dizer sim para a proposta certa e esse é o grande poder de um presidente, seja qual for o tempo do seu mandato. A presidente Dilma disse sim para as propostas erradas que atacaram as bases da estabilidade econômica. Nos seus cinco anos e quatro meses de governo, Dilma pegou uma economia crescendo e a entregou na pior recessão da História. Mesmo se forem considerados todos os fatores externos como atenuantes, seus erros foram mais decisivos para explicar a situação em que o país está.
A reconstrução será lenta porque a economia permanece inerte, como se viu nos dados do PIB divulgados na quarta-feira. A confiança terá que ser construída com reformas que indiquem uma saída futura desse túnel. Não há, contudo, uma reforma salvadora.
Sarney assumiu após uma tragédia: a morte do presidente que o Brasil escolhera em seu coração, apesar de não ter votado nele. Itamar e Temer tiveram posses rápidas após rupturas políticas. Não houve, contudo, em nenhum dos casos, ruptura institucional. A democracia brasileira foi confirmada a cada nova crise. E é na democracia que será possível encontrar a solução para as crises econômicas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |