quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MEIO AMBIENTE: Dilma anuncia multa inicial de R$ 250 milhões à mineradora Samarco

Do UOL, em São Paulo

Blog do Planalto/Divulgação
Dilma sobrevoou região afetada pela lama das barragens rompidas da Samarco

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta quinta-feira (12) que a mineradora Samarco será multada em pelo menos R$ 250 milhões pelo rompimento de duas barragens em Marina, cidade histórica de Minas Gerais.
Dilma classificou a multa, aplicada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), como preliminar, dando a entender que a empresa poderá sofrer outras sanções. Segundo a presidente, a Samarco está sendo punida por poluir rios e por tornar áreas rurais e urbanas impróprias.
Ela sobrevoou a região mineira afetada pela lama das barragens e concedeu entrevista concedida em Governador Valadares (MG). "O que se vê nesse trajeto é algo de doer o coração".
Arte/UOL

A Samarco é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billinton. "As empresas têm de ser responsabilizadas pelo atendimento emergencial, pela busca de solução perenes [para as barragens], pelas reconstruções e pela capacidade de resolver a vida dos afetados", afirmou Dilma. "Vamos cobrar providências dos presidentes das empresas".
A presidente disse que a prioridade é buscar os desaparecidos no "mar de lama" que se formou em Mariana e recuperar as fontes de água na região de Governador Valadares. "Temos de recuperar o rio Doce. Não vamos deixar que ele fique com esse marrom alaranjado da lama. Faremos o possível e o impossível para recuperar esse rio. É por causa desse rio que nós podemos ocupar essa região".
Em Mariana, seis pessoas morreram. Dois corpos aguardam identificação. Vinte pessoas estão desaparecidas.
Dilma seguiu para Colatina, no Espírito Santo, para onde a lama das barragens também avançou.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |