quarta-feira, 30 de setembro de 2015

POLÍTICA: Avaliação do governo Dilma fica estável, diz Ibope

OGLOBO.COM.BR
POR EVANDRO ÉBOLI

Já os que consideram ruim ou péssimo foi de 68% para 69%

Presidente Dilma Rousseff - Givaldo Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA - Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada junto ao Ibope, divulgada na manhã desta quarta-feira e referente ao terceiro trimestre de 2015, mostra que 10 % da população considera o governo bom ou ótimo. Na pesquisa anterior, essa avaliação era de 9%.
A avaliação ruim ou péssimo subiu um ponto percentual e foi de 68% para 69%. A regular se manteve em 21%. A aprovação da maneira de governar de Dilma caiu de 15% para 14% e a reprovação também caiu, de 83% para 82%. A confiança na presidente se manteve estável, ou seja, igual à da aferição anterior e repetiu os 20%. A reprovação caiu de 78% para 77%.
Na comparação com o primeiro governo Dilma, 82% da população avaliam que seu segundo mandato está sendo pior. Esse é o mesmo índice da pesquisa anterior. Apenas 3% - também como a anterior - consideram a segunda gestão da petista melhor e os mesmos 14% consideram os dois mandatos iguais. Aumentou de 61% para 63% aqueles que acreditam que o restante do governo de Dilma será ruim ou péssimo. O regular caiu de 23% para 21% e o ótimo e bom manteve-se nos 11%.
A Operação Lava-Jato é, entre as notícias divulgadas pela imprensa sobre o governo e mais lembradas pela população, a primeira do topo, com 13%. A volta da CPMF, com 8%, aparece na sequência, seguida de aumento de impostos e possibilidade de impeachment da presidente, ambos com 7%.
Impostos e taxa de juros aparecem com o piores indicadores na avaliação por área de atuação do governo. Sobre imposto, 90% da população - mesmo percentual anterior - reprovam a política atual e os mesmos 7% a aprovam. Na taxa de juros, caiu de 90% para 89% a reprovação e 6% aprovam, mesma aferição do levantamento anterior.
Entre os presidentes que foram reeleitos após a redemocratização do país - além de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - a presidente tem o pior desempenho para períodos semelhantes. Em setembro de 1999, Fernando Henrique apresentava avaliação de ótimo ou bom de 17% e 51% de ruim ou péssimo. Lula, em setembro de 2007, tinha um ótimo e bom de 48% e ruim e péssimo de 18%.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 deste mês e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 140 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |