quarta-feira, 4 de junho de 2014

ECONOMIA: Mantega admite produção fraca e sinaliza que pode não aumentar IPI em julho

Do ESTADAO.COM.BR
ADRIANA FERNANDES E LAIS ALEGRETTI - AGÊNCIA ESTADO

Um novo aumento do IPI de automóveis está previsto para julho; segundo o ministro, a questão será avaliada na véspera e alta, se ocorrer, poderá ser menor do que a prevista
BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou a possibilidade de o governo não promover o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na compra de automóveis. Um novo aumento está previsto para acontecer em julho. "Não sei ainda se vamos praticar aumento do IPI em julho", disse. "Vamos avaliar na véspera para saber se vamos tomar ainda uma decisão sobre o IPI", afirmou.
Pela primeira vez, Mantega sinalizou ainda que o governo poderá não tomar as medidas em estudo para estimular o crédito. "Não há nada definido em relação à automóveis. Não sei se haverá medidas (para crédito). O mercado deu um melhorada em maio e esperamos que ele continue melhorando", avaliou. Mantega disse que vai acompanhar o setor para tomar a decisão. "Não é certo que tenhamos medidas para setor automobilístico", afirmou. 
Mantega enfatizou que está previsto um aumento do IPI em julho, mas que o governo não sabe ainda se vai praticá-lo. "Em janeiro nós aumentamos o IPI. Vamos avaliar a situação para ver se podemos prosseguir com a elevação do IPI a partir de julho", disse. 
Segundo Mantega, se ocorrer, o aumento do IPI poderá ser menor do que o previsto. "O aumento do IPI poderá ser pequeno ou não".
Produção fraca. O ministro admitiu que a produção industrial "veio fraca" em abril, com redução de 0,3%, mas considerou o resultado normal e ponderou que altos e baixos nesse indicador são comuns. "Se olharmos desde o início do ano, há uma variação mensal muito grande. Você tem um mês para cima e um mês para baixo, vamos aguardar o decorrer do ano para ver como a produção vai se situar", disse Mantega. 
O ministro destacou que a produção industrial cresceu razoavelmente bem no ano passado, mesmo com altos e baixos ao longo do ano. "É normal que haja essa sazonalidade na produção industrial", completou.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |