terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ECONOMIA: PIB corrobora visão negativa sobre o Brasil e derruba Bovespa

Do ESTADAO.COM.BR
FERNANDO TRAVAGLINI - Agencia Estado

Economia encolheu 0,5% no terceiro trimestre; pessimismo entre investidores também fica evidente com a alta do dólar ante o real
SÃO PAULO - Mais do que a contração da atividade brasileira no terceiro trimestre, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta terça-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com queda de 0,5% ante o trimestre imediatamente anterior, corrobora a visão negativa dos investidores com relação aos fundamentos da economia brasileira.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu em baixa e marcava recuo de 1,02% por volta das 10h45, aos 50.709 pontos, com queda em todas as ações que compõem o Ibovespa. Na segunda-feira, 2, a Bovespa já havia fechado em baixa, de 2,36%, aos 51.245 pontos. Petrobras, que perdeu mais de 10% ontem, chegou a abrir em alta, mas passou a cair novamente tanto nas ações ON quanto nas PN.
O pessimismo fica evidente ainda com a alta do dólar ante o real, mesmo com a moeda norte-americana perdendo valor ante o euro, iene e divisas ligadas a commodities. A alta só não é maior pela cautela com indicadores programados para o restante da semana no exterior - que podem complicar o quadro.
Os investidores ainda avaliam os impactos do resultado do PIB, mas ficou também evidente que os números vieram fracos e piores do que o esperado. O setor agropecuário foi o responsável por puxar o porcentual para baixo, enquanto indústria e serviços ficaram de lado. Chama atenção ainda a queda de 2,2% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no período.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |