quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DIREITO: Barbosa decreta prisão de mais quatro réus do mensalão

De OGLOBO.COM.BR
CAROLINA BRÍGIDO
JAILTON DE CARVALHO
PAULO CELSO PEREIRA
ANDRÉ DE SOUZA

PF espera que Bispo Rodrigues, Valdemar Costa Neto, Vinicius Samarane e Pedro Corrêa se apresentem ainda hoje
BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decretou a prisão de mais quatro condenados no processo do mensalão: o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Bispo Rodrigues (PL-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane. Os três primeiros cumprirão pena em regime semiaberto e Samarane, em regime fechado. Há expectativa de serem presos outros dois condenados nos próximos dias: o deputado Pedro Henry (PP-MT) e Rogério Tolentino, ex- advogado de Marcos Valério. A expectativa da Polícia Federal é que eles se apresentem ainda hoje.
Valdemar Costa Neto afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta decisões do Poder Judiciário. Ele está em Brasília, onde mora, e deve se apresentar à PF assim que for notificado. O advogado Marcelo Leal, que defende Pedro Corrêa, chegou às 17h20 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele afirmou que seu cliente está na capital federal e vai se apresentar, mas não soube dizer se isso ocorrerá ainda hoje.
Mais cedo, a PF chegou a informar que na tarde desta quinta-feira havia recebido as ordens de transferência de Simone Vasconcelos e Kátia Rabello, de Brasília para Belo Horizonte. Porém, a informação foi corrigida pela Polícia Federal logo depois. “Corrigindo a informação anteriormente publicada, a PF ainda não recebeu autorização para o transporte das duas condenadas para MG”, informou a PF pelo Twitter oficial.
Na segunda-feira, chegou a ser anunciado que essas ordens haviam sido expedidas, mas constatou-se que era um equívoco, porque faltavam alguns documentos necessários para a remoção das duas. Esses papéis chegaram às mãos da PF apenas hoje.
Costa Neto foi condenado a sete anos e dez meses de prisão. Rodrigues pegou seis anos e três meses. Corrêa foi condenado a sete anos e dois meses por corrupção. Os três foram enquadrados em corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Samarane foi apenado com oito anos, nove meses e dez dias por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.
Este ano, Valdemar já admitiu, em entrevistas, que recebeu dinheiro não declarado, disse que respeitava decisão da justiça, embora considerasse que tivesse sido condenado pelo crime errado.
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do esquema e também condenado no processo, foi submetido a exames médicos. Barbosa deverá decidir nos próximos dias se ele cumprirá pena no presídio ou em casa. No último dia 15, Barbosa mandou prender os primeiros 12 condenados – entre eles, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Também foi determinado o início do cumprimento de penas alternativas impostas a três réus.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |