Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou
nesta quarta-feira (9) a constitucionalidade do sistema de cotas adotado pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A decisão foi tomada
no julgamento do Recurso Extraordinário (RE 597285), com repercussão
geral, em que um estudante questionava os critérios adotados pela UFRGS para
reserva de vagas. A universidade destina 30% das 160 vagas a candidatos egressos
de escola pública e a negros que também tenham estudado em escolas públicas
(sendo 15% para cada), além de 10 vagas para candidatos indígenas.
De
acordo com o estudante, o sistema não é razoável e traz um “sentimento gritante
de injustiça”. Ele informa que prestou o vestibular para o curso de
administração em 2008, primeiro ano da aplicação do sistema de cotas, e foi
classificado em 132º lugar. Segundo sua defesa, se o vestibular tivesse ocorrido
no ano anterior ele teria garantido vaga, mas no novo modelo concorreu a apenas
às 112 vagas restantes.
Relator
O relator do recurso,
ministro Ricardo Lewandowski, votou pela constitucionalidade do sistema por
entender que os critérios adotados pela UFRGS estão em conformidade com o que já
decidido na ADPF 186, em que o Plenário confirmou a constitucionalidade do
sistema de cotas adotado pela Universidade de Brasília (UnB).
Ele lembrou
que na ocasião do julgamento da ADPF 186, o STF concluiu pela
constitucionalidade das políticas de ação afirmativa; da utilização dessas
políticas na seleção para o ingresso no ensino superior, especialmente nas
escolas públicas; do uso do critério étnico racial por essas políticas; da auto
identificação como método de seleção; e da modalidade de reserva de vagas ou de
estabelecimento de cotas.
“Não há nenhuma discrepância. Penso que cada
universidade deve realmente ser prestigiada no que concerne o estabelecimento
desses critérios, sobretudo, desta universidade que é uma das maiores e mais
reconhecidas do país em termos de excelência acadêmica”, destacou o ministro ao
afirmar que a UFRGS “certamente soube estabelecer critérios consentâneos com a
realidade local”.
O último argumento levantando pelo estudante e também
rechaçado pelo ministro Lewandowski foi quanto à necessidade de lei formal que
autorizasse a criação da ação afirmativa de reserva de cotas.
Nesse sentido,
ele observou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) deixou
para as universidades o estabelecimento dos critérios que devem ser utilizados
na seleção dos estudantes, tendo em vista a repercussão desses critérios sobre o
ensino médio. O ministro destacou que a lei tem amparo no artigo 207 da
Constituição Federal que garante às universidades autonomia
didático-científica.
Para ele, cada universidade procura “atender as
metas estabelecidas na Constituição no que diz respeito ao atingimento de uma
sociedade mais justa, mais fraterna e mais
solidária”.
Votos
A ministra Rosa Weber acompanhou o
relator e votou pelo desprovimento do Recurso Extraordinário (RE) 597285, sob o
argumento de que o sistema de cotas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
guarda “absoluta consonância” com a Constituição Federal quando “estabelece como
seu fundamento a dignidade da pessoa humana e tem como objetivo fundamental a
erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e regionais,
promovendo o bem de todos, sem preconceitos de qualquer
natureza”.
Segundo a ministra Rosa Weber, o edital do vestibular de 2008
da universidade para o curso noturno de Administração, objeto do recurso
extraordinário, previa que haveria 112 vagas para acesso universal e 48
reservadas para alunos egressos de escola pública, portanto todos os candidatos
já sabiam quantas vagas estavam em disputa.
Também acompanhando o voto do
relator, o ministro Luiz Fux considerou que o sistema de cotas da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é mais adequado do que a adoção de cotas
étnico-raciais. “É um dado empírico que os alunos de escola pública e os
afrodescendentes têm dificuldade de acesso às universidades públicas”,
apontou.
O ministro Joaquim Barbosa votou pelo desprovimento do recurso
extraordinário, justificando que os fatores raciais, sociais e econômicos se
mesclam nessa questão. “Não há como sustentar que, resolvida a questão racial,
devemos esquecer os aspectos econômicos e sociais”, sublinhou.
O ministro
Gilmar Mendes votou pelo desprovimento do recurso extraordinário, apontando que
o sistema será reavaliado neste ano, mas fez ressalvas em relação ao programa,
apontando que algumas escolas públicas gaúchas, como as de aplicação e as
militares, podem ser mais “elitistas” que os colégios privados.
“Em geral
no Brasil, estão nas escolas públicas as pessoas com menor poder aquisitivo. No
entanto, o critério de alunos oriundos de escola pública quando aplicada em
determinadas unidades da federação pode se revelar discriminatória. Esse sistema
pode estimular uma atitude arrivista de aproveitar o modelo para facilitar o
caminho a universidade, fugindo do concurso universal”, ressaltou o ministro
Gilmar Mendes, defendendo que a política da UFGRS merece uma “meditação” depois
de cinco anos de existência.
O ministro Celso de Mello seguiu na íntegra
o voto do relator e, ao negar provimento ao recurso, ressaltou que a adoção de
mecanismos de compensação fundados em políticas públicas e ações afirmativas têm
por objetivo a promoção de uma sociedade “justa, livre, fraterna e solidária” –
prevista não apenas na Constituição Federal, mas também em tratados e convenções
internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção Internacional
sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial das Nações
Unidas.
O objetivo de tais instrumentos, assinalou, é promover a
igualdade no futuro, “ainda que, no presente, pareçam criar desigualdades”. Para
o ministro Celso de Mello, há fundamentos normativos suficientes para legitimar
a plenitude de ações afirmativas – entre eles o princípio da autonomia das
universidades.
O presidente do STF, ministro Ayres Britto, reafirmou os
fundamentos adotados no voto proferido na Arguição de Descumprimento de Preceito
Fundamental (ADPF) 186, relativa ao sistema de cotas raciais na Universidade de
Brasília (UnB). Depois de reiterar as diferenças entre cotas raciais e sociais,
o ministro Ayres Britto assinalou que, “quando há desigualdades factuais, que
desestabilizam a vida social, o direito cria desigualdades jurídicas, para
restabelecer o equilíbrio da sociedade”.
Ao negar provimento ao recurso,
o ministro assinalou que a Constituição da República prevê, no artigo 23, inciso
X, que é dever do Estado “combater as causas da pobreza e os fatores de
marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos”.
Neste sentido, concluiu, “nossa Constituição é um atestado eloquente ao
desumanismo dos preconceitos, ela é humanista por excelência, e se qualifica
como um documento civilizado no âmbito das nações de economia desenvolvida e de
democracia consolidada”.
Os ministros Dias Toffoli, Carmem Lúcia Antunes
Rocha e Cezar Peluso também acompanharam o
relator.
Divergência
Único ministro a votar pelo provimento
do recurso extraordinário, o ministro Marco Aurélio avaliou que não vê motivo
para haver cotas de acesso à universidade para alunos oriundos de escola
pública. “Uma coisa é a busca do tratamento igualitário levando em conta a raça
e o gênero. Outra coisa é fazer uma distinção pela escola de origem”,
sustentou.
Para o ministro Marco Aurélio, não é possível presumir que o
ensino público não viabiliza o acesso à universidade. “Dessa forma, estaremos
censurando o próprio estado, que mantém as escolas públicas”, pontuou. A seu
ver, o critério econômico não pode ser aventado no caso, pois não estudam em
colégios públicos apenas os “menos afortunados”.
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