terça-feira, 24 de abril de 2012

ECONOMIA: UE prepara queixa contra Argentina na OMC


De OGLOBO.COM.BR
Reuters


Bloco europeu quer apoio de outros sócios contra governo de Cristina Kirchner
GENEBRA - A União Europeia (UE) está preparando uma queixa formal contra a Argentina na Organização Mundial do Comércio (OMC) por restrições à importação e quer o apoio de outros sócios comerciais, disse nesta terça-feira uma fonte próxima ao caso. “Este é um processo que está avançando, mas levará algum tempo até se tornar oficial. Naturalmente, buscaremos outros que nos apoiem.” Segundo a fonte, em algumas semanas a UE deve iniciar o processo.
O assunto já suscitou diversas declarações da Argentina e de ao menos 14 sócios comerciais na OMC.
As relações entre os dois países se deterioraram desde a decisão argentina de expropriar a petrolífera espanhola YPF na semana passada.
Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália e outros países demonstraram seu descontentamento com a decisão do governo de Cristina Kirchner.
O embaixador americano, Michael Punkem liderou as críticas em uma reunião da comissão de produtos do organismo ocorrida em 30 de março. Na ocasião, ele disse que a Argentina impôs uma restrição global ao comércio ao aplicar licenças para todos os bens importados a partir de 1º de fevereiro.
Na semana passada, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, apresentou projeto de lei para expropriar uma participação acionária majoritária de 51% da Repsol na YPF. Para a expropriação ser concretizada, a lei, enviada para análise em regime de urgência, precisará ser aprovada por dois terços (2/3) dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado, a mesma exigência de votos para reformar a constituição argentina. O governo de Cristina tem maioria no Congresso.
A decisão angariou críticas de diversos países e organismos internacionais. No entanto, a medida ganhou apoio interno. Seis em cada dez argentinos apoiam a estatização da YPF anunciado pelo governo, de acordo com a última pesquisa nacional, segundo o jornal portenho “La Nacion”.
Argentina elevará uso local de biocombustível
A Argentina decidiu elevar gradualmente entre maio e outubro a quantidade de biodiesel misturado ao diesel. A decisão ocorre no momento em que a Espanha restringiu as compras do biocombustível do país, informou o “El Cronista”. A ampliação do corte de 7% para 10%, que já estava prevista por lei, será escalonada.
O incremento será de 0,5 ponto percentual por mês. A Espanha é o principal importador do biodiesel argentino e limitará suas compras do produto em represália à decisão do governo argentino de expropriar a YPF.
As exportações de biodiesel da Argentina cresceram cerca de 44% no primeiro trimestre de 2012 frente ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 554 milhões. O país sul-americano é o maior provedor internacional do biocombustível.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |