terça-feira, 24 de abril de 2012

DIREITO: STJ Cidadão: parentes de mãe e filha, mortas em desabamento de prédio, devem receber indenização



Toda construção civil precisa ser projetada e executada por profissionais registrados em um dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do país. A desobediência à regra, estabelecida na legislação brasileira, pode acarretar abalos na estrutura das obras, que, em alguns casos, terminam em acidentes. Essa é uma das possíveis causas apontadas pela Polícia Federal para o desabamento dos três prédios, no centro do Rio de Janeiro, no início deste ano, quando 17 pessoas morreram.
O STJ Cidadão, programa de TV semanal do Superior Tribunal de Justiça, vai mostrar outros casos de desabamentos que, inclusive, chegaram à Corte. Um deles aconteceu em Salvador, na Bahia. Mulher e filha foram encontradas mortas em meios aos escombros. A Marinha, responsável pelo terreno da encosta que sustentava o imóvel, foi condenada a pagar indenização de R$ 96 mil, por vítima.
O programa traz também uma reportagem sobre planos privados de saúde. O Tribunal da Cidadania determinou que não pode haver limite de tempo, nem de despesas para as internações hospitalares. O entendimento foi aplicado na ação movida por parentes de uma mulher que teve o pagamento da internação, em UTI, negado pelo plano. Depois da morte da paciente, a família conseguiu ser indenizada por danos morais.
Outro assunto, abordado na edição desta semana, é a demissão de policiais federais. Em quais situações essa medida deve ser tomada? Há caminhos para revertê-la? Um agente da Policia Rodoviária Federal foi exonerado do cargo depois de liberar, numa blitz, um carro que estava com a documentação irregular. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça reconheceram o erro do servidor público, mas por considerar que a punição teria sido exagerada, determinaram que ele fosse reintegrado à corporação.
E mais: No Giro, quadro do programa de TV que aborda os bastidores do Tribunal, você vai acompanhar os trabalhos dos juristas encarregados de elaborar o anteprojeto de reforma do Código Penal, criado em 1940. O presidente da comissão é o ministro do STJ Gilson Dipp.
Para assistir ao vídeo do STJ Cidadão, clique aqui

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |