quarta-feira, 25 de abril de 2012

COMENTÁRIO: Estar fora do euro não livra Reino Unido da recessão



Por MIRIAM LEITÃO - De OGLOBO.

A crise da dívida na Europa não perdoa ninguém. O caso do Reino Unido mostra que estar fora da conturbada zona do euro não garante a um país ficar livre da recessão, como destaca Lia Valls, pesquisadora do Centro de Economia Aplicada do Ibre/FGV.

Por ter registrado a segunda queda seguida do PIB - entre janeiro e março, a economia teve retração de 0,2% em relação aos três meses anteriores, quando havia recuado 0,3%, o Reino Unido já é o sétimo da União Europeia a estar em recessão. Grécia, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Holanda já estavam nessa lista indesejada. O "FT" diz que esses países experimentaram a chamada "double-dip" recession (recessão de duplo mergulho).
Para conseguir melhorar as contas públicas e reduzir o déficit, que no ano passado ficou em 8,3% do PIB - o quarto pior, só atrás dos da Irlanda (13%), Grécia (9,1%) e Espanha (8,5%), o Reino Unido colocou em prática um rigoroso plano de austeridade. Saiu cortando gastos e aumentando impostos. Mas o resultado veio em forma de crescimento negativo.
No primeiro trimestre, a indústria teve queda de 0,4%; a construção, de 3%, e os serviços cresceram só 0,1%.
- A crise na Europa também contamina países que não estão na zona do euro. A ideia de cortar, cortar, tem tido efeito negativo na economia. E tem também a consequência política: quem faz corte, depois, não consegue se reeleger. O desafio é tentar sair da crise não só cortando gastos - diz Lia Valls. 
É a segunda vez, desde a crise de 2008, que o Reino Unido tem recessão.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |