terça-feira, 6 de setembro de 2011

MUNDO: Ex-chefe do Exército da Iugoslávia é condenado em Haia a 27 anos de prisão

De O Globo

Com agências internacionais

HAIA - O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) condenou nesta terça-feira o general Momcilo Perisic, ex-chefe do Exército iugoslavo, a 27 anos de prisão. Ele era acusado de enviar reforço militar a forças de sérvios-bósnios responsáveis pela brutal campanha durante a guerra da Bósnia (1992-1995) e da Croácia (1991-1995), que causaram as mortes de milhares de pessoas.
O processo contra o general foi o primeiro no Tribunal da ONU envolvendo uma autoridade da ex-Iugoslávia por crimes de guerra na Bósnia e na Croácia. O caso revelou o extenso apoio do Exército iugoslavo aos rebeldes sérvios que cometeram as maiores atrocidades nos dois países.
A ligação entre a desintegrada Federação Iugoslava e as forças sérvias era o principal tema em questão no julgamento do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic em Haia, mas sua morte em 2006, por ataque cardíaco, interrompeu o processo.
Perisic, de 67 anos, era aliado de Milosevic e foi mantido no cargo de chefe militar da Sérvia até 1998, três anos após o fim das guerras. Depois, ele se voltou contra o ex-presidente e alertou Milosevic contra o incentivo ao conflito no Kosovo.
O general havia se declarado inocente em todas as acusações, mas o tribunal da ONU o considerou culpado de assassinato, perseguição e ataque a civis nos dois países. A corte responsabilizou o general por ter garantido apoio logístico e financeiro para os sérvios na Bósnia e na Croácia.
Ele também ajudou a planejar e cometer crimes de guerra, entre eles a matança de 8 mil homens e meninos muçulmanos na cidade de Srebrenica e o cerco de 42 meses a Sarajevo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |