quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GESTÃO: Arrecadação com multas de trânsito em SP já é superior a meio bilhão e deve crescer este ano

De O GLOBO.COM.BR


Jaqueline Falcão (jaquefalcao@sp.oglobo.com.br)


SÃO PAULO - A cidade de São Paulo arrecadou com multas de trânsito, aplicadas no ano passado, uma cifra maior do que o orçamento de muitas cidades do estado. Segundo números da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) as multas renderam aos cofres públicos R$ 528 milhões.
O valor é superior ao orçamento de cidades como Barretos, que tem R$ 282 milhões para gastar este ano, ou Peruíbe, no litoral Sul, cujo orçamento é de R$ 162,5 milhões. Franco da Rocha, na Grande São Paulo, conta com R$ 136,5 milhões para aplicar em saúde, educação e segurança este ano. O dinheiro arrecadado com multas deve, por lei, ser usado em ações de trânsito, como sinalização, renovação de frota da CET e manutenção de semáforos e programas de educação.
Vereadores do PT calculam que a receita pode ter sido ainda maior do que a divulgada pela CET. Segundo levantamento feito pela bancada do partido na Câmara Municipal a arrecadaçao com multas de trânsito em 2010 chegou a R$ 556 milhões. Para este ano, a arrecadação prevista é de R$ 638 milhões, segundo o PT.
Até julho passado, já constavam no Fundo Municipal do Trânsito R$ 370 milhões arrecadados, segundo levantamento realizado pela bancada do partido. A CET não divulga a arrecadação obtida até agora e informa que "os números de 2011 só serão divulgados no início do ano que vem, após fechamento do balanço anual".
Com a entrada em funcionamento das câmeras de monitoramento que vão fiscalizar o respeito dos motoristas às faixas de pedestres, dentro do Programa de Proteção ao Pedestre, a tendência é que o número de multas aumente e a arrecadação suba. Por enquanto, a companhia realiza testes em dois cruzamentos da região central e Avenida Paulista que possuem câmeras de monitoramento.
Nesse primeiro momento, os agentes de trânsito que ficam na Central de Monitoramento da CET vão acompanhar o comportamento de motoristas e pedestres nos cruzamentos do Viaduto Santa Generosa com a Rua Correia Dias e na Rua da Consolação com Rua Maria Antônia, para identificar os principais tipos de infração relacionadas ao desrespeito à travessia dos pedestres.
Para definir o número de câmeras aptas a este tipo de fiscalização, a CET está avaliando a qualidade das imagens captadas pelas 240 câmeras existentes em toda a cidade. À medida que for constatada a qualidade dessas imagens, sendo possível registrar o número das placas dos motoristas infratores, as autuações começarão a ser registradas.
O último levantamento realizado pela CET em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre Centro/Paulista, que registraram atropelamentos em 2010, mostrou redução de 61% neste tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 10/8/2011, comparando com o mesmo período no ano passado. No ano passado, foram registrados 101 atropelamentos dentro dessa área. O estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos com atropelamentos em 2010.
Para discutir as questões relativas ao trânsito da capital, inclusive redução de acidentes e de infrações, a cidade pode ganhar um Conselho Municipal de Trânsito. À frente do projeto está o vereador Paulo Frange (PTB).
- Hoje, nós temos as estatísticas dos tipos de acidentes, onde eles se repetem. Temos um belo diagnóstico, sabemos de tudo o que acontece nas ruas e avenidas, mas não aplicamos as ferramentas para mudar a realidade. A ideia é que conselho de trânsito discuta políticas de diminuição de acidentes de trânsito e melhoria do transporte público - afirma o vereador Paulo Frange.
Segundo ele, a Prefeitura dispõe de recursos para políticas de prevenção de acidentes.
- Neste ano, a arrecadação com multas deve passar de R$ 700 milhões. O dinheiro para fazer intervenções existe, só precisa ser bem empregado - diz Frange. Para ser criado, o Conselho Municipal de Trânsito precisa de aprovação dos vereadores e deve virar lei.
Segundo a prefeitura, várias medidas vêm sendo tomadas com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de mortes e acidentes. Em diversas vias expressas, desde o ano passado, a velocidade máxima foi padronizada em 60 km/h. Essa regra já está em vigor nas avenidas do corredor norte-sul, como a 23 de Maio, Tiradentes e Washington Luís, e nas avenidas Braz Leme, Cruzeiro do Sul, Sumaré e Paulista. Segundo a CET, o objetivo é aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de mortes e acidentes.
Outra medida é a probição de caminhões transportando produtos perigosos circularem dentro do centro expandido de São Paulo nos horários de pico - de segunda a sexta-feira, das 5 às 10 horas e das 16 às 21 horas. A restrição foi determinada após acidentes envolvendo carga tóxica, que interditaram ruas e avenidas e levaram risco aos motoristas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |