sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MUNDO: Apple vence batalha de patentes contra Samsung em tribunal alemão e Galaxy Tab 10.1 segue proibido

De O Globo, com agências internacionais (economia.online@oglobo.com.br)

DUESSELDORF, Alemanha - Um tribunal alemão manteve uma liminar solicitada pela Apple com o objetivo de restringir a venda de tablets da Samsung - no caso o Galaxy Tab 10.1 - na Alemanha, sinalizando uma vitória para a empresa americana em uma luta global contra a sua rival sul-coreana, numa disputa de patentes.
A Samsung disse estar desapontada com o tribunal e afirmou em nota que acredita que a decisão restrinja a inovação no design e o progresso na indústria de tecnologia.
A companhia disse que iria tomar todas as medidas legais disponíveis, incluindo a hipótese de manter a perseguição agressiva à Apple em um processo obre a violação de sua patentes de tecnologia sem fio.
Entretanto, varejistas da cadeia de eletrônicos alemã como a Media Markt ainda poderão vender o aparelho se o objetivo for "se livrar" do estoque existente ou comprar os aparelhos do grupo Samsung International, que faz vendas globais.
- A decisão afeta a Samsung Alemanha e a Samsung Internacional, e não a varejistas ou consumidores - disse um porta-voz do tribunal.
O especialista em patentes, Florian Mueller, disse em seu blog (
fosspatents.com ) que a proibição de vendas na Europa para a Samsung Alemanha não tem consequências práticas. A Samsung Internacional continua com suas operações.
A filial alemã também está impedida de vender os tablets em toda a Europa, excluindo a Holanda, onde a Apple solicitou uma liminar em separado.
Entretanto, um tribunal holandês foi mais brando e decidiu no mês passado que
não foi encontrada nenhuma violação nos aparelhos da Samsung e que pequenas alterações poderiam ser feitas até 13 de outubro em três de seus celulares.
Ao anunciar a decisão, a juíza Johanna Brueckner-Hoffmann disse no tribunal de Duesseldorf que a impressão geral passada pelo tablet é de que "ele é muito semelhante ao iPad", da Apple.
- Ele (o tablet) tem diferenças tão suaves, em áreas tão simples - disse Brueckner-Hoffmann.

A Samsung, que pode ainda recorrer, foi envolvida em uma batalha por patentes de smartphones e tablets com a Apple desde abril. A linha Galaxy é vista como a maior concorrente dos dispositivos móveis da Apple, que têm alcançado grande sucesso.
Em uma batalha global sobre propriedade intelectual, a Apple alegou que a linha Galaxy de telefones celulares e tablets é uma cópia de seus iPhones e iPads (interface e design) e processou a empresa sul-coreana nos Estados Unidos, Austrália e Coréia do Sul, assim como na Europa.
A sul-coreana, cujos tablets são equipados com o software da Google, o Android, processou de volta a Apple acusando a companhia de violar outras de suas patentes de tecnologia sem fio.
Na quinta-feira, a Apple
entrou com uma ação contra a Samsung em um tribunal no Japão , visando a proibição de venda de alguns de seus dispositivos também no país Asiático.
No mesmo dia, a fabricante de smartphones HTC disse que segue com sua ação judicial contra a Apple e incluiu mais patentes no processo. A
empresa de Taiwan adquiriu licenças da Google para se defender de batalhas legais que tornam-se cada vez mais comuns no setor da indústria.
No último final de semana, a Samsung
foi forçada a retirar seu mais novo tablet de sete polegadas de uma feira em Berlim, a IFA.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |