terça-feira, 20 de setembro de 2011

ECONOMIA: Escorregando na "mantega" ? I

Do POLÍTICA & ECONOMIA NA REAL


Desde que foi ungido como o ministro mais "forte" do governo Dilma, o único que, segundo notas da imprensa, fala com a presidente em qualquer circunstância e o único, segundo ele mesmo, que fala em nome dela, Mantega ganhou "asas" que podem conduzi-lo a voos cegos e vacilações de quebrar costelas. Registre-se, por exemplo, seu desempenho no caso do IPI dos carros "não nacionais". Os ministros parceiros dele no "Brasil Maior", programa que pretende ser "a política industrial do país", não foram desta vez sequer coadjuvantes na decisão - foram apenas privilegiados espectadores. O que deveria focar em redução de impostos virou elevação de tributos como dissemos acima.

Escorregando na "mantega" ? II
O tom do ministro perdeu a suavidade, está mais ameaçador. Mesmo que o presidente da Abeiva (entidade dos importadores) tenha sido, como de fato foi, impertinente, ao tentar pedir explicações a ele numa coletiva de imprensa. Mantega foi mais do que duro ao cortá-lo, principalmente porque adotou uma medida importante, ouvindo apenas um lado. Faltou o que se chama de lhaneza. Há também a informação de que o ministro, em reuniões fechadas, ameaçou retaliar quem entrar contra o Brasil na OMC por prática de protecionismo. Nos mesmos moldes, e ainda de forma mais fechada, foi o método para a adoção da cobrança de IOF nos negócios com derivativos. Verificou-se depois, pelo improviso da medida, que ela não era de fácil aplicação a tal ponto que o ministério da Fazenda, na semana passada, adiou pela segunda vez a data do recolhimento do tributo. E já mudou algumas regras.

Pergunta : Dilma sabia ?
É claro que a presidente da República sabia das medidas que Mantega iria implementar. Todavia, será que a presidente sabia da magnitude e da forma das medidas restritivas à importação de veículos ?

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |