sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ECONOMIA: Com dados de emprego fracos nos EUA, Bovespa abre em queda

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone

Os dados fracos de criação de emprego nos Estados Unidos e a volta do receio quanto ao déficit fiscal da Grécia pesam nos mercados no encerramento da semana. As Bolsas na Ásia fecharam em queda na expectativa da divulgação dos números nos EUA, a Europa e os índices futuros americanos têm queda e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue a tendência e recua na abertura.
Às 10 horas, o Ibovespa – principal índice de ações do mercado brasileiro – cai 0,2%, 58.002 a pontos. Na abertura do mercado futuro às 9 horas, o Ibovespa Futuro recuava 0,51%.
Meia hora antes da abertura do pregão da Bovespa, os
EUA divulgaram que o número de postos de trabalho ficou estável em agosto, quando o esperado era criação de 80 mil vagas. A taxa de desemprego veio em linha com o esperado, de 9,1%.
“Os números estão sendo avaliados por serem um indicador de recessão”, diz o operador da mesa institucional da corretora Renascença, Luiz Roberto Monteiro
Com a atenção voltada aos dados que ainda não haviam sido divulgados nos EUA, as bolsas da Ásia encerram em baixa. Hong Kong caiu 1,81% e Tóquio, 1,2%.
Na Europa, voltaram as preocupações com a Grécia. Mais cedo, foi noticiado que as conversas entre o governo grego e a equipe de inspetores da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) foram suspensas. “Para haver ajuda, precisam de mais cortes. Fica essa discussão”, diz Monteiro. As conversas deveriam ser concluídas em 5 de setembro.
A Bolsa de Londres recua 2,31%, Alemanha, 3,25%, Paris, 3,24% e Madri, 3,35%.
“A alta forte de ontem também contribui para a queda”, avalia Monteiro. Ontem a Bovespa avançou 2,87%, ainda se ajustando ao corte do juro básico (Selic) em 0,5 ponto porcentual. Hoje, investidores podem aproveitar para vender os papéis e embolsar o lucro.
No Brasil, o destaque do dia foi a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, que registrou crescimento de 0,8%. “O número veio em linha com o esperado. Não deve mexer com o mercado”, diz.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |