quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MUNDIO: Obama declara situação de desastre em Nova York e na Carolina do Norte após passagem de Irene

De O Globo

Com agências internacionais

WASHINGTON - Partes dos Estados Unidos que ainda trabalham na reconstrução do que foi destruído pela passagem do furacão Irene ganharam nesta quarta-feira uma nova ajuda do governo federal: o presidente Barack Obama declarou estado de desastre nos estados de Nova York e Carolina do Norte. A medida permite que ambos recebam mais recursos federais para sua recuperação e de forma mais rápida.
A Casa Branca também declarou situação de emergência em outros estados, incluindo Vermont, um dos mais afetados por alagamentos na passagem de Irene durante o fim de semana. O furacão, que se transformou em tempestade tropical ao seguir para o Canadá, deixou 44 mortos em todo o país, mesmo tendo chegado ao território americano com menos força que o previsto.
O prejuízo estimado é de US$ 10 bilhões. Milhões de pessoas na Costa Leste dos EUA continuam sem luz em suas casas devido a passagem do furacão, que tocou o solo da Carolina do Norte no sábado e chegou a Nova York no domingo. Ao atingir a metrópole, Irene foi rebaixado a categoria de tempestade tropical, mas até segunda-feira a cidade ainda enfrentava transtornos, com problemas no sistema de transporte e voos atrasados.
No estado de Vermont, até a noite de terça-feira, havia mais de 200 estradas bloqueadas ou totalmente destruídas. A Guarda Nacional providenciava envio de comida, água e outros suprimentos para parte do estado.
Os alertas do governo antes da chegada de Irene foram considerados exagerados pela oposição, mas a atuação de Obama foi, em geral, elogiada no país, onde o desastre provocado pelo furacão Katrina em 2005 rendeu críticas ao então presidente George W. Bush por sua demora em reagir.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |