segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LAVA-JATO: Irmão de Geddel tinha chave de 'bunker', diz dono do imóvel

OGLOBO.COM.BR
POR BELA MEGALE, EDUARDO BRESCIANI E ANDRÉ DE SOUZA

Fatura da empregada do deputado Lúcio Vieira Lima também foi encontrada no local

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) - Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

BRASÍLIA - Alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), tinha a chave do "bunker" em que foram encontrados R$ 51 milhões. Foi isso o que informou o dono do imóvel, Sílvio Silveira, em depoimento à PF em 5 de setembro.
"Que considerando a amizade (que tem com Lúcio), o declarante concordou prontamente (com o pedido de Lúcio para emprestar o apartamento), chegando à unidade 202 juntamente com Lúcio para lhe mostrar o apartamento e lhe entregar a chave", disse.
Na mesma data, Patrícia Santos Queiros, administradora do condomínio onde fica o apartamento, relatou à PF "que Sílvio tem alguma relação com os irmãos não sabendo se apenas profissional ou de amizade, que o que já viu foi Sílvio ligando para os irmãos para, por exemplo, pedir que vias sejam pavimentadas em acessos a empreendimentos que as empresas do grupo do qual Sílvio faz parte fizeram a construção".
Patrícia contou ainda que, pelo que sabe, não havia "qualquer tipo de cobrança de aluguel pelo empréstimo do imóvel".
Outro documento que liga Lúcio ao imóvel é uma fatura em nome de Marinalva Teixeira de Jesus, empregada doméstica dele, encontrada no apartamento onde o dinheiro estava guardado.
DIGITAIS DE ASSESSOR
A Polícia Federal também encontrou, no apartamento, digitais de Job Ribeiro Brandão, secretário parlamentar lotado no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima.
A operação que ocorreu nesta manhã cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado na Câmara, e Brandão também foi um dos alvos. A ação tinha relação justamente com o 'bunker' descoberto em julho.
Policiais bloqueiam o andar onde fica o gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) - Jorge William / O Globo

Antes, já tinham sido identificadas também as digitais de Geddel, que está preso desde então, e do ex-diretor-geral da Defesa Civil, Gustavo Ferraz.
Os policiais interditaram o acesso ao sexto andar do anexo IV da Câmara dos Deputados para realizar a ação pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Esta é a primeira determinação da procuradora Raquel Dodge contra um parlamentar envolvido em escândalo de corrupção.
Vinculado à Câmara desde 2010, Brandão tem salário de R$ 14,3 mil, segundo informações do Portal de Transparência da casa legislativa.


Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |