segunda-feira, 21 de agosto de 2017

TERROR: Polícia catalã prende terrorista que dirigia van em Barcelona, diz imprensa local

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Suspeito foi alvejado por agentes. Younes Abouyaaqoub também esfaqueou ex-jogador

BARCELONA - A polícia prendeu nesta segunda-feira o motorista que matou 13 pessoas e feriu centenas em Barcelona na semana passada, Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, em Subirats, subúrbio da capital catalã, informaram os jornais espanhóis "La Vanguardia" e "El País". Segundo a polícia, ele carregava um suposto cinturão com explosivos no momento em que foi preso, e teria sido alvejado pelos agentes de segurança. O jovem, que estava foragido, é responsável ainda por matar a facadas um ex-jogador de futebol enquanto fugia da cena do crime. O número de mortos, no entanto, é de 15, pois uma outra vítima morreu em um atentado subsequente na cidade vizinha de Cambrils no mesmo dia do atropelamento.
De acordo com as primeiras informações, um cidadão relatou à polícia a presença de alguém parecido com as imagens divulgadas do fugitivo na zona de Subirats, a 1h45 de Barcelona. Uma patrulha da polícia foi enviada ao local e, em confronto, disparou contra um suspeito que ficou ferido e foi detido pelos agentes. O homem gritou para Alá antes de ser alvejado, segundo a agência Europa Press.
As autoridades divulgaram fotos de Younes, que tem aproximadamente 1,80 metros, pele escura, cabelo curto, possivelmente com barba. A polícia o identificou como motorista a partir de documentos encontrados no veículo usado no atentado, inclusive o aluguel do furgão, e também por evidências científicas e testemunhos sobre sua fuga.
Após cometer o atropelamento, reivindicado pelo Estado Islâmico, na quinta-feira passada, Younes fugiu pelo Mercado La Boquería, segundo imagens de câmera de segurança no estabelecimento. As polícias europeias foram notificadas da informação para ampliar a busca pelo foragido na Europa.
O terrorista correu em direção à Zona Universitária, onde esfaqueou o ex-jogador Pau Pérez para roubar seu carro, um Ford Focus, por volta das 19h. Às 19h45, o veículo roubado atropelou um policial em um posto de controle na avenida Diagonal, ainda em Barcelona, ferindo-o na perna. A polícia chegou a atirar no carro, mas Younes conseguiu despistar os agentes. O veículo foi encontrado mais tarde em Sant Just Desvern, onde as forças de segurança fizeram operações antiterrorista na madrugada seguinte aos atentados. O corpo de Pérez estava no banco de trás.
As autoridades espanholas identificaram as nacionalidades das 15 vítimas: seis espanhóis, três italianos, dois portugueses, um belga, um americano, um canadense e um australiano. Segundo o governo, 110 médicos forenses e 40 técnicos trabalharam no processo de reconhecimento.
ÚLTIMAS DE MUNDO
E AINDA: 

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |