quinta-feira, 20 de outubro de 2016

MUNDO: Trump volta atrás e diz que aceitará resultado de eleição... se ganhar

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Republicano ressalva que reserva a si o direito de apresentar recurso judicial

Republican presidential candidate Donald Trump speaks during a campaign rally at the Delaware County Fair, Thursday, Oct. 20, 2016, in Delaware, Ohio. (AP Photo/ Evan Vucci) - Evan Vucci / AP

DELAWARE, Estados Unidos - Após deixar no ar, no fim do terceiro e último debate na noite de ontem, se vai aceitar ou não o resultado da eleição americana caso saia perdedor, o candidato republicano Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que aceitaria um resultado “claro”, mas que reserva para si o direito de ir a uma disputa judicial. Com a declaração, as dúvidas em torno da reação do empresário após o pleito continuam a pairar e desafiar a democracia americana.
— Claro, aceitaria um resultado eleitoral claro, mas também me reservo o direito de impugná-lo ou apresentar um recurso judicial em caso de um resultado questionável — declarou Trump em ato de campanha em Delaware, no estado de Ohio.
Nesse mesmo discurso, o republicano havia causado confusão ao dizer que aceitaria o resultado das urnas, mas apenas se saísse vencedor:
— Quero prometer a todos os meus eleitores (...) que aceitarei totalmente os resultado desta grandiosa e história eleição presidencial — afirmou Trump, acrescentando: — Se eu for o vencedor.
Na quarta-feira, ao ser perguntado se vai aceitar uma derrota diante da democrata Hillary Clinton, o magnata disse que “manteria em suspenso” sua resposta. O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais.
Nesta quinta-feira, Trump insitiu na possibilidade de manipulação da eleição.
— Queremos que a eleição seja justa, e isso não tem nada a ver comigo, mas com o futuro do país.
Ele disse que Hillary “fez armadilhas” no debate da noite anterior, já que teria recebido antecipadamente as perguntas que seriam formuladas.
— É uma pessoa muito desonesta — alfinetou.


Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |