terça-feira, 5 de julho de 2016

LAVA-JATO: ‘Tá tudo ok’, e a WTorre, por R$ 18 milhões, sai da licitação bilionária

ESTADAO.COM.BR
Blog do FAUSTO MACEDO
POR JULIA AFFONSO, RICARDO BRANDT E FAUSTO MACEDO

Delator relata encontro com empresário Walter Torre sobre saída da concorrencia do Cenpes por R$ 18 milhões
Walter Torre. Foto: Hélvio Romero/Estadão

A Procuradoria da República, o empresário Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, relatou um encontro com o empresário Walter Torre Júnior, controlador da WTorre, em sua casa para confirmar a saída da empreiteira das obras do Cento de Pesquisas da Petrobrás, (Cenpes), no Rio. Os investigadores da Operação Lava Jato afirmam que a WTorre teria recebido R$ 18 milhões para desistir da licitação do Cenpes.
O juiz federal mandou a Polícia Federal conduzir coercitivamente Walter Torre na Operação Abismo, 31ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta segunda feira, 1.


A Petrobrás, em 2007, submeteu à licitação três grandes obras, entre elas, o Cenpes. A OAS, a Carioca Engenharia, a Construbase Engenharia, a Schahin Engenharia e a Construcap CCPS Engenharia, integrantes do Consórcio Novo Cenpes, ficaram com a obra do Centro.
Segundo a investigação, houve ‘um imprevisto’ na licitação do Cenpes, pois a WTorre, que não havia participado dos ajustes, apresentou proposta de preço inferior em cerca de R$ 40 milhões a menos. As empresas que formavam o Consórcio Novo Cenpes teriam acertado, então, propina de R$ 18 milhões para que a WTorre abandonasse o certame, permitindo que o Consórcio renegociasse o preço com a Petrobras. Concretizado o acerto, o Consórcio Novo Cenpes celebrou, em 21 de janeiro de 2008, contrato com a Petrobras no valor de R$ 849.981.400,13.
O Ministério Público Federal questionou Ricardo Pernambuco Júnior sobre quem teria procurado Walter Torre para discutir a licitação do Cenpes.
“Foram feitas essas negociações, na qual em algum momento o Léo (Pinheiro, da OAS) passou a ter uma relação direta com o Walter Torre. Teve inclusive um último encontro num domingo, que, é tanto tempo, eu não sei por qual motivo eu não pude ir a este encontro. Mas que o Léo, depois, por mensagem, me comunicou que estava tudo sacramentado com a Walter Torre. Não disse assim, mas disse: ‘Vocês me fizeram trabalhar num domingo. Tá tudo Ok”, relatou Pernambuco Júnior.
A Procuradoria disse, em seguida, ‘resolvido’.
Pernambuco Júnior prosseguiu. “Resolvido. Mas, como o Walter Torre conhecia a mim deste consórcio anterior, o Walter Torre foi à minha casa. Eu tô tentando. É muito difícil dizer a data, mas eu me lembro que eu tava indo pro exterior, a trabalho. Então, ele foi à minha casa, eu moro no Brooklin, em São Paulo, entrou pela garagem e tudo, foi à minha casa e foi só pra dizer que teve a conversa e pra dizer: “tá tudo ok?”. Eu disse ‘tá tudo ok. O que você combinou com o Léo nós vamos cumprir, o consórcio como um todo.”
COM A PALAVRA, A WTORRE
Grupo WTorre esclarece que:
A empresa não teve participação na obra de expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras; que não recebeu ou pagou a agente público ou privado nenhum valor referente a esta ou a qualquer outra obra pública.
O Grupo WTorre forneceu a documentação referente ao orçamento desta licitação que ainda se encontrava na empresa e segue à disposição das autoridades.
Por fim, esclarecemos que o empresário Walter Torre Júnior, encontra-se em férias, fora do Brasil e que, portanto, não foi conduzido à sede da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (4)
Diretoria de Comunicação da WTorre S/A

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |