sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CASO PETROBRAS: Ex-advogado de Collor assume defesa de presidente da Odebrecht

OGLOBO.COM.BR
POR GERMANO OLIVEIRA, ENVIADO ESPECIAL

Antiga defensora, Dora Cavalcantti continua na equipe; ela estava se indispondo com juiz e procuradores
Marcelo Odebrecht foi preso pela Polícia Federal - Geraldo Bubniak / Freelancer

CURITIBA - O advogado Nabor Bulhões, de Brasília, assumiu a defesa do empresário Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht SA, preso no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Odebrecht é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de integrar um cartel que lesou os cofres da Petrobras em obras superfaturadas. Bulhões, que já foi advogado do ex-presidente Fernando Collor de Mello nos anos 90, assumirá no lugar da advogada Dora Cavalcanti, que continuará a defender outros executivos da empresa. Segundo a Odebrecht, o escritório de Dora continua coordenando a defesa.
A advogada vinha se desgastando à frente da defesa de Odebrecht, se indispondo não só com o juiz Sérgio Moro, mas com os delegados da Polícia Federal e com os procuradores do Ministério Público Federal. Odebrecht achou melhor determinar a troca, sobretudo agora que os processos chegarão aos tribunais superiores em Brasilia, onde Bulhões tem maior trânsito.
Em entrevista ao GLOBO, Nabor Bulhões disse que o fato de assumir a defesa de Marcelo Odebrecht não significa que o empresário esteja disposto a iniciar processo de delação premiada.
— Não sou a favor da delação premiada. Nos meus contratos de advocacia, tenho uma cláusula que prevê que caso o meu cliente venha a se decidir por fazer delação premiada, eu deixarei imediatamente de ser advogado da causa. Até porque, as acusações contra Marcelo são subsistentes, com base em conjecturas e presunções. Ele nunca foi citado por nenhum delator. Ora, se a delação vale quando o cidadão é citado, deveria valer também quando não é citado. Ele é presidente da holding e não poderia controlar tudo o que cada diretor de uma empresa gigante como a Odebrecht poderia fazer no âmbito de cada empresa, cujos diretores tinham autonomia — disse Nabor Bulhões.
Segundo o advogado, o que há contra Marcelo é um e-mail em que ele fala de sobrepreço na venda de sondas para a Petrobras.
— Mas isso é tecnicamente explicável. Ele já disse que sobrepreço não é superfaturamento. O que há na Lava-Jato é uma investigação que ainda não está sujeita ao contraditório. Quando isso for possível, nas instâncias superiores de Justiça, a verdade virá à tona. Ou seja, que Marcelo não tem nada a ver com as irregularidades mencionadas na investigação contra a empresa — explicou Bulhões.
Ele negou que está assumindo a defesa de Marcelo pelo desgaste que Dora Cavalcanti atingiu no processo da Lava-Jato.
— Ela vai cuidar da defesa de outros executivos, como o Márcio Faria. Eu ficarei mais exclusivamente com o Marcelo e com a defesa da empresa nos tribunais superiores — completou Bulhões.
O advogado já defendeu o ex-presidente Collor e seu ex-assessor Paulo Cesar Farias, o PC Farias, no Supremo Tribunal Federal (STF).
— Absolvi Collor e PC Farias no STF em 1994, mas também consegui evitar a extradição de Cesare Battisti no STF — acrescentou Bulhões.
Odebrecht diz que decisão é natural
A Odebrecht informou, por nota, que a “ampliação da equipe de defesa é uma decisão natural, distribuindo os escritórios já envolvidos na causa para clientes específicos”. O objetivo, segundo a empresa é “preservar a individualidade de cada acusado durante o processo, respeitando as particularidades de cada pessoa”. A adesão de novos profissionais, de acordo com a empreiteira, não causa impacto na equipe existente.
A advogada Dora Cavalcanti, e seus sócios Augusto de Arruda Botelho e Rafael Tucherman, seguem na coordenação da defesa do grupo Odebrecht, segundo nota enviada pela empresa. “Os escritórios de Nabor Bulhões, Técio Lins e Silva, Flávia Rahal, Rodrigo Sánchez Rios, Alexandre Wunderlich, que já trabalham em conjunto há algum tempo, continuam a integrar o time”, diz o texto.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |