terça-feira, 4 de agosto de 2015

CASO PETROBRAS: Dirceu será transferido para Curitiba no início da tarde desta terça-feira

OGLOBO.COM.BR
POR EDUARDO BRESCIANI E THAIS SKODOWSKI (*)

Sete presos da 17ª fase da Lava-Jato que estão no Paraná serão submetidos a exame de corpo de delito


BRASÍLIA E CURITIBA - O ex-ministro José Dirceu deve deixar Brasília no início da tarde desta terça-feira. Segundo a Polícia Federal, a previsão é que o avião que irá levá-lo a Curitiba decole na capital federal às 14 horas. O petista deverá sair da Superintendência da PF em Brasília, onde está detido desde ontem, por volta das 12h45. A aeronave já está a postos.
Dirceu passou a noite em uma cela de 6 metros quadrados onde há apenas uma cama de alvenaria, chuveiro com água fria e vaso sanitário. Na noite de segunda-feira, recebeu colchonete, lençol e travesseiro. Dirceu já fez exame de corpo de delito em Brasília e ainda não há data para o seu primeiro depoimento em Curitiba.
A prisão preventiva do ex-ministro foi decretada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da Operação Lava-Jato. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso autorizou a transferência na noite desta segunda-feira. A autorização é necessária porque Dirceu cumpre prisão domiciliar em Brasília devido a sua condenação no processo do mensalão.
“Entendo que a concentração dos atos de apuração criminal no foro do Juízo que supervisiona o inquérito é perfeitamente justificável, na medida em que é lá que se encontram em curso as investigações envolvendo as condutas imputadas ao sentenciado”, escreveu em despacho o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que acompanha a execução penal das penas imputadas a Dirceu.
Os demais presos na fase "Pixuleco" foram levados para o Paraná na segunda-feira pela mesma aeronave.
CORPO DE DELITO E DEPOIMENTOS
Os outros sete presos na 17ª fase da Lava-Jato passaram a noite na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Eles serão submetidos na manhã desta terça-feira a exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da capital paranaense. Segundo a PF, os primeiros depoimentos de investigados deverão ser tomados ainda na tarde desta terça.
Os primeiros a serem ouvidos serão os cinco presos que tiveram prisão temporária decretada, de 5 dias. São eles o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, o ex-assessor Roberto Marques, o ex-sócio Julio Cesar dos Santos, o presidente da empresa Consist, Pablo Kipersmit, e Olavo de Moura Filho.
Os dois investigados que tiveram prisão temporária decretada, de 30 dias, e que já estão em Curitiba, deverão serão ouvidos nos próximos dias. São eles Celso Araripe, gerente da Petrobras e o lobista Fernando Moura. Araripe é investigado por crimes relacionados a uma fase anterior da Lava-Jato.
Nesta terça-feira, 13 presos da Operação Lava-Jato estavam na carceragem da Polícia Federal. Outros 16 investigados estão detidos no Complexo Médico-Penal do Paraná, em Pinhais (PR).
(*) Especial para O GLOBO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |