quarta-feira, 21 de maio de 2014

GERAL: Morre em Salvador o arquiteto João Filgueiras Lima

Do UOL
Portal ATARDE

Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE | 06.11.2012
O corpo do arquiteto será velado na igreja Ascensão do Senhor
O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, morreu nesta quarta-feira, 21, aos 82 anos, no Hospital Sarah Kubitschek, em Salvador. Lelé enfrentava uma luta contra o câncer no fígado há alguns anos, de acordo com o radialista e ex-prefeito Mário Kertész, que trabalhou com o arquiteto e era amigo pessoal dele.
O corpo será velado na igreja Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que também foi projetado pelo arquiteto, assim como o próprio Hospital Sarah Kubitschek. O horário e local do enterro ainda não foram definidos, mas vai acontecer em Brasília, onde a família de Lelé mora. O arquiteto, que trabalhou com Oscar Niemeyer, deixa mulher, três filhas e netos.
O carioca estava radicado há mais de 30 anos na Bahia, onde deixa um legado arquitetônico, como algumas passarelas de Salvador e os prédios do Tribunal de Contas, no CAB, e da prefeitura municipal, no Centro Histórico. "Foi um dos arquitetos que trouxe intervenções mais importantes para Salvador", disse Mário Kertész, que trabalhou com ele durante sua gestão na prefeitura. Ele também deu o filho para Lelé batizar.
Além de Salvador, o arquiteto também fez projetos importantes em outros estados, como Rio de Janeiro. Sua carreira ainda conta com a participação na equipe de Niemeyer durante a construção de Brasília. Essa experiência influenciou a obra de Lelé.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |