quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MUNDO: Síria conclui destruição de equipamentos de armas químicas

De OGLOBO.COM.BR

Conclusão do trabalho vem um dia antes do prazo final dado pela Organização para a Proibição de Armas Químicas
Carros da ONU levam inspetores de armas químicas para hotel no centro de DamascoKHALED AL-HARIRI / REUTERS
HAIA - A Síria destruiu todos as instalações declaradas de produção de armas químicas, cumprindo uma meta fundamental de um ambicioso programa de desarmamento do país, confirmou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) à BBC nesta quinta-feira. Agora que os equipamentos estão inoperantes, o regime sírio tem até meados de 2014 para se desfazer de todas as armas químicas. Acredita-se que o país tenha mais de 1.000 toneladas de gás sarin, mostarda e outros produtos químicos proibidos.
A organização afirmou em comunicado que suas equipes inspecionaram 21 de 23 locais de armas químicas na Síria. O acesso aos outros dois eram perigosos demais, mas os equipamentos já haviam sido removidos para outros locais que foram visitados pelos especialistas, segundo a Opaq.
"A Opaq está satisfeita de ter verificado, e visto destruídos, equipamentos de todos os 23 locais importantes de produção/mistura/preenchimento declarados", afirmou em documento obtido pela agência Reuters.
Sob um acordo mediado por Rússia e Estado Unidos, o governo de Bashar al-Assad aceitou destruir todas as suas armas químicas, após Washington ter ameaçado usar a força em resposta à morte de centenas de pessoas em um ataque com gás sarin nos arredores de Damasco em 21 de agosto.
A informação vem um dia antes do prazo final de 1º de novembro definido pela organização, com sede em Haia, para que Damasco destruísse ou deixasse inoperantes todas as instalações de produção de armas ​e máquinas para misturar as substâncias químicas e carregar as munições.
Agora, a Opaq e o governo sírio têm até o dia 15 de novembro para definir um plano de destruição detalhado para as mais de mil toneladas de munições e agentes químicos em poder da Síria.
- Este foi um importante marco no esforço por eliminar o programa de armas químicas da Síria - disse Ralf Trapp, especialista independente em desarmamento químico.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |