quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MUNDO: Obama cancela reunião com Putin por caso Snowden

De OGLOBO.COM.BR
Com AGENCIAS INTERNACIONAIS

Estados Unidos reagem após decisão da Rússia de conceder asilo político a ex-técnico da CIA
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu cancelar uma reunião com o presidente Vladimir Putin em setembro, em Moscou, refletindo o mal-estar entre os países após o governo russo ter concedido asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden. Em comunicado, a Casa Branca destacou que valoriza os avanços entre Washington e Moscou, mas citou a falta de progresso em uma série de outras questões, como controle de armas, relações comerciais, segurança e direitos humanos.
VEJA TAMBÉM
“A decisão decepcionante da Rússia de conceder asilo temporário a Edward Snowden é um fator que consideramos na avaliação do estado atual da nossa relação bilateral”, afirmou a nota.
Na noite de terça-feira, em seus primeiros comentários sobre a resposta positiva da Rússia ao pedido de refúgio do americano, Obama disse estar decepcionado e afirmou que o movimento refletia os desafios que ele enfrenta ao lidar com a Rússia.
- Há momentos em que eles voltam ao pensamento da Guerra Fria e uma mentalidade da Guerra Fria - criticou Obama no programa “The Tonight Show”, da emissora NBC.
O senador Charles Schumer elogiou a decisão de Obama de cancelar a reunião bilateral com Putin.
“O presidente tomou claramente a decisão certa. Putin está agindo como o valentão da escola e não merece o respeito de uma cúpula bilateral acordada com ele”, afirmou o democrata de Nova York em um comunicado.
A medida levou a Casa Branca a reconsiderar os planos de viagem do presidente. No lugar da visita à capital russa, Obama viajará à Suécia no início de setembro, em um itinerário que o levará a São Petersburgo, na Rússia, onde participará da cúpula do G-20 nos dias 5 e 6 do mesmo mês.
Snowden, ex-analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, é acusado de vazar detalhes sobre os programas de vigilância altamente secretos do governo. Ele passou várias semanas na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, antes de receber asilo político da Rússia por um ano.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |