quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ECONOMIA: Dólar sobe e Bolsa abre em queda acentuada seguindo Europa

De OGLOBO.COM.BR
JOÃO SORIMA NETO

Dados mais fracos da indústria na China desanimam investidores
SÃO PAULO - O dólar abriu a sessão desta quinta-feira mantendo a tendência de alta de ontem e às 9h40m a moeda americana se valorizava 0,21%, sendo cotada a R$ 2,025 na compra e R$ 2,027 na venda. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), abriu em queda, seguindo a tendência dos mercados europeus. Às 10h10m, o índice perdia 0,96% aos 61.060 pontos.
Na Europa, as Bolsas caem. O índice Ibex, da Bolsa de Madri, perde 1,53%; o Dax, de Frankfurt, perde 0,53%: o Cac, da Bolsa de Paris, recua 0,92% e o FTSE, de Londres, cai 0,80%.
Os investidores analisam novos dados de indústria divulgados na China e de serviços na Europa. Os dados vieram mais fracos o que aumenta o temor de que seja inevitável uma recessão mundial. Na China, pelo 11° mês consecutivo, a atividade industrial apresentou contração, segundo pesquisa elaborada pelo HSBC. A produção industrial chegou ao seu pior nível em quase um ano. O índice subiu para 47,8 em setembro frente aos 47,6 de agosto, mas continuou abaixo de 50, mostrando que ainda está contraindo.
Na Europa, o PMI (Purchasing Manager's Index) Composto, que agrega os números de manufatura e do setor de serviços, chegou ao pior nível em três anos, segundo o Instituto Markit Economics. Chris Williamson, economista-chefe da instituição, afirma que os números sugerem uma volta da Europa à recessão técnica. O PMI de serviços da região caiu para 46,0 em setembro ante 47,2 em agosto. Pesquisa da Reuters mostrou que o mercado esperava o indicador em 46,5 pontos.
Nos EUA, o número de pedidos de seguro-desemprego caiu em 3 mil na semana até 15 de setembro. O indicador passou de 385 mil (dado revisado) para 382 mil, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trabalho. Analistas um recuo entre 7 mil e 9 mil pedidos.
Na Ásia, os mercados fecharam em queda com os números fracos da indústria na China. A balança comercial deficitária do Japão pelo segundo mês consecutivo também pesou. O índice Shangai Composto caiu 2,08%, enquanto o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, perdeu 1,2%. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, caiu 1,57%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |