quinta-feira, 5 de julho de 2012

POLÍTICA: CPI aprova convocação de Pagot, Cavendish e prefeito de Palmas



De OGLOBO.COM.BR


Comissão também vai convocar o juiz federal Paulo Moreira Lima, que deixou o processo



BRASÍLIA - A CPI do Cachoeira aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, convocação do ex-presidente da Delta Construções, Fernando Cavendish; do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot; e do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).
Novamente, o PSDB acusou o relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), de partidarizar as investigações e de desmoralizar a comissão. Cunha se defendeu, afirmando que a convocação de Filippi seria votada em seguida à votação do bloco de requerimentos.
Cunha defendeu a convocação de Paulo Vieira de Souza, apontado como arrecadador de campanhas do PSDB, com base em entrevista de Pagot à revista IstoÉ, em abril. “O Pagot imputa ao Paulo 'Preto' a prática de um crime. No caso do deputado José de Filippi não há imputação de prática de crimes”, afirmou.
Convocados só deverão ser ouvidos após o recesso parlamentar
Mesmo aprovadas as convocações, o colegiado só deve ouvir novos depoimentos após o recesso parlamentar, a ser iniciado no próximo dia 17. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo, informou que vai conversar com o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB/AL), para discutir a possibilidade de a CPI funcionar durante o recesso. Durante esse período, não seriam realizadas audiências, mas os parlamentares poderiam ter acesso aos arquivos e trabalhar "de forma administrativa”.
Os parlamentares também mantiveram, por 25 votos a 8, o rito de liberar as testemunhas que convocadas se recusam a depor. Nos últimos dias, diversas testemunhas entraram com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) e obtiveram garantia de não serem presas ao exercer o direito de permanecer em silêncio, como o próprio contraventor Carlinhos Cachoeira.
A intenção do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), é aprovar, ainda, um requerimento para chamar de novo à comissão o próprio contraventor, que já veio uma vez, mas, munido de um habeas corpus, não disse nada. Segundo Odair Cunha, Cachoeira “tem dado sinais de que pode falar” à CPI.
Veja também:


Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |