segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEGURANÇA: Policiais militares ocupam a Favela de Antares, onde cinegrafista foi morto durante operação

De O GLOBO.COM.BR
Waleska Borges e O Globo (granderio@oglobo.com.br)

RIO - Depois da operação policial que resultou na morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos, de 46 anos, na Favela Antares, na Zona Oeste, a madrugada desta segunda-feira foi tranquila na comunidade. Segundo policiais militares do 27º BPM (Santa Cruz), a favela está ocupada por homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA). Não houve tiroteio na madrugada.
Neste domingo, novo homens apontados como traficantes foram presos em Antares. Eles serão apresentados pela polícia, nesta segunda-feira, na Divisão de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca.
Gelson Domingos foi morto neste domingo enquanto participava da cobertura de uma operação policial na comunidade. Ele foi atingido com um tiro de fuzil no peito e deixa três filhos e dois netos. O enterro está marcado para as 14h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. Entre os nove presos na operação está o "gerente" do tráfico local, Renato José Soares, conhecido como "BBC", e seu braço-direito, Leandro Ferreira de Araújo, vulgo "China". Quatro traficantes foram mortos e ainda não foram identificados, de acordo com nota enviada pela Polícia Militar.
A ação começou por volta de 6h30m e terminou à noite, segundo a mensagem da PM. Oitenta policiais entraram na comunidade pela área de lazer da Comlurb, na Avenida Antares, e foram recebidos a tiros por traficantes. De acordo com a mensagem da PM, o objetivo da ação era checar informações da área de inteligência do Bope e do Choque de que líderes do tráfico fortemente armados se reuniam no local.

Em nota, a direção da Rede Bandeirantes lamentou a morte do cinegrafista e disse que sempre toma todas as precauções para este tipo de cobertura, acrescentando que Gelson Domingos usava colete à prova de balas no momento em que foi atingido. Ainda segundo a nota, a direção diz que, infelizmente, o funcionário foi mais uma vítima da violência.
A Secretaria de Saúde informou que Gelson Domingos da Silva chegou à UPA de Santa Cruz às 7h40m já morto por perfuração de bala na região do tórax. Segundo a nota, o secretário Sérgio Côrtes foi à unidade de saúde para prestar todo apoio à família.
Também em nota, a Polícia Militar lamentou a morte de Gelson.
A morte de Gelson provocou reações de pesar por parte de governos e instituições da sociedade civil. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou nota em que lamenta a morte do cinegrafista e ressalta a importância do trabalho dele para a sociedade.
O governador Sergio Cabral enviou mensagem à noite ao diretor da Band Rio, Daruiz Paranhos, lamentando a morte do cinegrafista Gelson Domingos.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também divulgou nota na tarde deste domingo em que "lamenta profundamente" a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes. A nota, assinada pelo presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro, "manifesta solidariedade aos familiares, colegas e amigos".
A Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio (Arfoc-Rio) divulgou nota dizendo que "este é mais um capítulo da trágica história da cidade, que nos deixa consternados e preocupados com o seu futuro e o da profissão".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |