sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MUNDO: Sargento americano é condenado à prisão perpétua por morte de civis no Afeganistão

De O Globo

Com agências internacionais
WASHINGTON - Um sargento do Exército dos Estados Unidos foi condenado à prisão perpétua na noite de quinta-feira pelo assassinato de civis afegãos na província de Kandahar e por cortar os dedos de seus corpos. Depois de cinco horas de julgamento, os cinco membros do júri decidiram que Calvin Gibbs poderá ser candidato à liberdade condicional após oito anos e meio de prisão.
Gibbs foi condenado por conspiração e assassinato, entre outras acusações. O sargento reconheceu ter cortado e guardado dedos dos corpos das vítimas como troféus de guerra.
O veredicto encerra uma investigação de um ano e meio sobre atrocidades cometidas por militares durante uma década de guerra no Afeganistão. Autoridades do Pentágono disseram que a má conduta exposta pelos casos prejudica a imagem dos EUA ao redor do mundo.
Fotos usadas como provas mostraram Gibbs e outros soldados posando junto com corpos de afegãos ensanguentados. O caso foi comparado ao escândalo de Abu Ghraib, sobre os abusos de presos no Iraque cometidos por militares americanos em 2004.
O sargento foi o militar de mais alta patente entre os cinco militares condenados pelas mortes de homens desarmados durante patrulhas realizadas na província de Kandahar, no início do ano passado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |