sexta-feira, 11 de novembro de 2011

POLÍTICA: Gilberto Carvalho diz que Lupi está respondendo bem sobre denúncias

De O GLOBO.COM.BR

Chico de Gois (chico.gois@bsb.oglobo.com.br)
BRASÍLIA - O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, avaliou nesta manhã de sexta-feira, depois de participar do encerramento do Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está respondendo a todos os questionamentos sobre supostas cobranças de propina em sua Pasta e que tudo está caminhando normalmente.
A declaração de Gilberto converge para a afirmação da presidente Dilma Rousseff, quinta-feira, de que os arroubos do boquirroto Lupi ficaram no passado. Depois de ter ameaçado a autoridade de Dilma, dizendo que duvidava que ela o demitisse, o pedetista fez uma cena de dramalhão mexicano ontem em audiência na Câmara ao afirmar que amava a presidente. Dilma, conhecida por seu pavio curto, derreteu-se com a declaração e aceitou as desculpas.
- O passado simplesmente passou. Não tem crise com o ministro do Trabalho -disse Dilma, perdoando quem lhe ameaçou.
Gilberto Carvalho afirmou que as denúncias devem ser verificadas, mas é preciso ter bom senso.
- Cada denúncia dessas merece ser verificada, merece ser analisada... Nós temos que nessas horas sempre ter muito bom senso e ter o sentido democrático da defesa, da explicação - afirmou.
- O episódio Lupi, como vocês estão observando, tem as denúncias, ele está respondendo, ele está bem. Para nós é importante que ele siga trabalhando, então para nós está tudo caminhando como em qualquer outro ministério.
O ministro também afirmou que o governo não vai criminalizar as Organizações Não-Governamentais (ONGs). A presidente assinou dois decretos, em setembro e outubro, visando a tornar mais rígidos os controles sobre repasses de recursos a essas entidades. Um deles deixou claro que os convênios devem ser assinados pelos ministros e não por outros assessores, e outro suspendeu o pagamento por 30 dias para ONGs para que os ministérios façam um pente fino nos contratos.
- De maneira alguma o governo quer se inscrever nessa política de criminalização das entidades sérias. O governo quer combater aquelas formas de apropriação das entidades sérias por pessoas inidôneas que tentaram e que usaram recursos públicos indevidamente - disse ele.
- O governo vai ficar atento . O que se trata aqui é de buscar as formas mais rígidas e ao mesmo tempo mais simples e mais diretas de fazer esse controle, independente de onde vierem as organizações não governamentais. O que interessa é o zelo do recurso público até o último tostão.
Para a presidente da Associação Brasileira das ONGs (Abong), Vera Masargão, os escândalos envolvendo entidades têm causado prejuízos nas ONGs sérias.
- Essa onda de escândalos tem causado um prejuízo enorme, não só para o erário, com esse dinheiro que é desviado ou mal empregado, mas porque a onda de escândalos prejudica a própria confiança da sociedade.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |