quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COMENTÁRIO: A Itália afunda e o euro treme

Por José Paulo Kupfer - ESTADÃO.COM.BR


Mais um dia de agonia na crise do euro e de tensão forte nos mercados. O anúncio de uma próxima renuncia do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, não desanuviou o ambiente nem dissolveu as desconfianças de que a zona do euro pode estar a caminho de uma implosão.
Os títulos da dívida italiana foram negociados nesta quarta-feira acima de 7% ao ano, um nível recorde que indica a percepção de que a Itália não terá como honrar sua dívida de 2 trilhões de euros – equivalente a 120% do PIB italiano. A perspectiva de um abandono da moeda única pelos italianos entrou no radar dos analistas e seu efeito na zona do euro seria muito mais devastador do que a de uma eventual saída de economias menores, como a da Grécia.
A Itália é a terceira maior economia da zona do euro e sua situação fiscal é relativamente melhor do que a de outros países encalacrados da região. De todo, caso a desconfiança em relação à solvência italiana se torne ainda mais aguda, as consequências de um calote são difíceis de prever. A Itália, é bom não esquecer, é o quarto maior tomador de empréstimos em todo o mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Alemanha.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |