quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ECONOMIA: Comissão corta previsão de crescimento do PIB da Itália e Espanha

Do ESTADÃO.COM.BR

Clarissa Mangueira, da Agência Estado


Expectativa é que a economia italiana cresça 0,5% neste ano, e a espanhola, 0,7%
ROMA - A Comissão Europeia reduziu sua previsão para o crescimento da Itália e da Espanha, segundo seu relatório semestral. A comissão disse que o Produto Interno Bruto (PIB) italiano irá provavelmente se contrair no quarto trimestre e crescer somente 0,5% neste ano, ante a projeção anterior reportada há seis meses de alta anual de 1%.
A Comissão disse que a economia espanhola deverá se expandir somente 0,7%, ante a alta prevista anteriormente de 0,8%. A O braço executivo da União Europeia alertou que mais cortes orçamentários previstos ainda para este ano e em 2012 podem reduzir o crescimento do país.
O PIB da Itália em 2012 aumentará somente 0,1%, em comparação com a projeção anterior de 1,3%, e 0,7% em 2013. Já a economia espanhola deverá crescer 0,7% no ano que vem, uma visão mais otimista que a demonstrada por alguns economistas, que agora esperam uma contração, visto que mais medidas de austeridade afetam o crescimento do país.
A instituição prevê um déficit estrutural orçamentário de 0,5% do PIB naquele ano. As previsões da Comissão apontam, contudo, que o déficit orçamentário da Itália será de somente 3,1% do PIB neste ano e de 1,3% do PIB no ano que vem, abrindo a possibilidade de que cortes de gastos adicionais, além do plano de austeridade de € 60 bilhões aprovado durante o verão em Roma, possam ser adiados.
A relação dívida pública-PIB da Itália deverá atingir um pico de 120,5% do PIB em 2012 e começar a declinar em 2013, de acordo com as novas projeções.
As novas projeções apontam que o desemprego na Itália continuará acima de 8%. A Comissão também espera que o desemprego na Espanha continue acima de 20% até 2013, uma previsão levemente mais negativa do que a anterior, e que a relaçao dívida-PIB subirá para 78% em 2013.
Recessão prolongada
A Comissão Europeia reduziu sua previsão de crescimento do bloco no próximo ano e afirmou que não pode descartar a possibilidade de uma recessão profunda e prolongada.
Em sua previsão semestral, o braço executivo da UE afirmou que a economia está enfrentando uma queda da confiança, turbulência financeira, pacotes de austeridade governamentais e desaceleração dos principais parceiros comerciais da Europa.
A Comissão afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) da UE em 2012, ajustado pela inflação, crescerá somente 0,5%, ante a alta de 1,8% projetada há seis meses.
Desde então, a crise da dívida soberana da zona do euro se intensificou, afetando o investimento e a confiança do consumidor, disse a comissão. Os pacotes de austeridade dos governos suprimiram o crescimento no bloco. A demanda doméstica que, para os economistas, poderia conduzir à recuperação, não conseguiu avançar.
"A probabilidade de um período mais prolongado de estagnação é alta", disse Marco Buti, diretor da divisão de economia da UE. "E, dada a incerteza excepcionalmente elevada em torno de decisões políticas fundamentais, uma recessão profunda e prolongada complementada pela turbulência do mercado não pode ser descartada." As informações são da Dow Jones.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |