quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MUNDO: Lucas Papademos é o novo primeiro-ministro da Grécia; premiê diz que cumprirá plano de resgate

Do UOL Notícias

O ex-vice presidente do Banco Central Europeu, Lucas Papademos, foi nomeado o novo primeiro-ministro da Grécia nesta quinta-feira, segundo informações do gabinete do presidente Carolos Papoulias. A definição acontece após dias de negociação e um dia após a renúncia do ex-premiê George Papandreou.
"O presidente deu ao Sr. Papademos o mandato para formar um governo", informou o gabinete em um comunicado.
Ao assumir o cargo, Papademos, 64, disse que chefiará o governo de coalizão com o objetivo de cumprir e aplicar o plano de resgate financeiro ao país e garantir sua permanência na zona do euro.
"O novo governo é um governo de transição encarregado de aplicar o acordo do dia 26 outubro e as políticas derivadas dele", declarou ele à imprensa, em referência ao acordo da zona do euro que concede 130 bilhões de euros à Grécia e perdoa metade da dívida do país, em troca de duras medidas de austeridade.
Papademos se mostrou convencido de que a permanência da Grécia na zona do euro representa um fator de "estabilidade financeira" e garante melhores perspectivas para o desenvolvimento do país. "O caminho será difícil. Mas os problemas se resolverão mais facilmente e com mais eficiência se houver colaboração e coesão", advertiu o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, que deve jurar seu novo cargo nesta sexta-feira às 10h (horário de Brasília).
Nesse sentido, reconheceu que a economia grega enfrenta enormes problemas "apesar dos esforços que foram feitos nos últimos anos". O novo primeiro-ministro também disse que não recebeu "nenhuma condição" por parte dos líderes políticos para formar sua equipe de governo.
Espera-se que nas próximas horas seja anunciada a composição desse gabinete, do qual participarão políticos dos dois grandes partidos gregos, o Pasok e o Nova Democracia.
Papandreou disse que a Grécia fará "tudo o que for necessário" para continuar membro da zona do euro e demonstrará ao mundo que é um país capaz de se manter unido, apesar da crise econômica e financeira que enfrenta atualmente.
Natural de Atenas, Papademos estudou no Instituto de Tecnologia de Massachussetts na década de 70. É Ph.D. em economia e chegou a dar aulas na Universidade de Columbia, entre 1975 e 1984, e na Universidade de Atenas, entre 1988 e 1993.
Ontem, o nome do presidente do Parlamento grego, Filippos Petsalnikos, também foi cotado para assumir o cargo do ex-premiê, que oficializou sua renuncia nesta quarta-feira, em um pronunciamento na TV.
Papandreou disse que a Grécia fará "tudo o que for necessário" para continuar membro da zona do euro e demonstrará ao mundo que é um país capaz de se manter unido, apesar da crise econômica e financeira que enfrenta atualmente.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |