quarta-feira, 9 de março de 2011

MUNDO: Irã: ex-presidente é punido por apoiar a oposição

Do blog do NOBLAT
O Globo
Em mais um sinal de isolamento, o regime iraniano obrigou o ex-presidente Ali Akbar Hashemi Rafsanjani a abandonar a presidência da influente Assembleia de Especialistas - posto-chave da estrutura de poder do país - devido ao seu apoio à oposição.
A medida foi tomada pouco após parentes dos líderes opositores, Mir Hossein Moussavi e Mehdi Karoubi, denunciarem que os políticos estariam presos num local secreto a fim de impedir a coordenação de novas manifestações contra o governo. Usando bombas de gás lacrimogêneo, forças de segurança iranianas dispersaram mais um protesto em Teerã.
O ex-presidente entregou o posto ao aiatolá Mohammad Reza Mahdavi Kani, de 80 anos. O conselho, composto por 86 clérigos, tem autoridade para derrubar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, mas nunca exerceu tal poder desde que a assembleia foi criada, em 1983.
Rafsanjani, no entanto, continua ocupando outro cargo importante: a presidência do Conselho de Discernimento, encarregado de aconselhar o líder supremo e de funcionar como árbitro em caso de litígio entre Parlamento e governo.
Analistas afirmam que a vitória da linha-dura do governo pode homogeneizar a elite governante. Pragmático e mais moderado, o ex-presidente é alvo há tempos de uma ofensiva política do regime, que reprova seu apoio aos reformistas após a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho de 2009.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |