quinta-feira, 10 de março de 2011

MUNDO: EUA rompem relações com regime de Gaddafi

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O governo dos Estados Unidos rompeu relações diplomáticas com o regime político de Muammar Gaddafi ao suspender os laços com a representação da embaixada líbia em Washington, anunciou nesta quinta-feira (10) a secretária de Estado americano, Hillary Clinton. "Estamos suspendendo nossas relações com a embaixada líbia atual, de modo que esperamos deles que encerrem suas atividades (nos EUA)", declarou Hillary em uma audiência da Comissão de Dotações Orçamentárias da Câmara dos Representantes.
Hillary ressaltou a necessidade de um consenso internacional para os próximos passos em relação à Líbia, dizendo que qualquer atitude unilateral dos Estados Unidos poderia ter consequências imprevisíveis.
"Sem autorização internacional, os EUA agindo sozinhos poderiam estar entrando em uma situação cujas consequências são imprevisíveis", disse Hillary a um painel no Congresso. Segundo ela, muitos países ainda estão ambivalentes sobre a estratégia necessária para conter a crise política na Líbia.
Hillary acrescentou que os EUA seguem preocupados com relação às armas químicas nas mãos de Muammar Gaddafi, e outras "coisas sujas" que ele possa ter em seu arsenal.
Na próxima semana, Hillary se prepara para visitar o Egito e a Tunísia, a primeia de um membro do governo americano desde a derrubada dos ex-presidentes Hosni Mubarak e Zine Ben Li, respectivamente.
“Na próxima semana irei ao Cairo [capital do Egito] e a Túnis [capital da Tunísia] para conversar diretamente com os egípcios e os tunisianos”, afirmou a secretária no Congresso americano.
Ontem (9) Hillary afirmou que os Estados Unidos apoiam a imposição de uma área de exclusão aérea na Líbia desde que o Conselho de Segurança das Nações Unidas avalize a decisão. O assunto foi tema hoje de uma reunião do Parlamento Europeu, que aprovou resolução, exigindo a imposição da área de exclusão.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |