domingo, 27 de fevereiro de 2011

MUNDO; Rebeldes na Líbia formam Conselho Nacional e dizem que não há espaço para negociar com Kadafi

De O GLOBO
Com Reuters
TRÍPOLI - Líderes rebeldes que se opõem ao governo de Muamar Kadafi em Benghazi, no leste da Líbia, disseram neste domingo que formaram um Conselho Nacional. Segundo eles, trata-se da "cara da revolução", preferindo não chamá-lo de governo interino. Segundo o porta-voz do movimento, não há espaço para negociação com Kadafi. Os rebeldes criaram comitês para atuar como autoridade local e dirigir os serviços.
As forças de oposição continuam avançando no país. Neste domingo, rebeldes armados conquistaram a cidade de Zawiya, a cerca de 50 quilômetros da capital, montaram barricadas e hastearam bandeiras .
"Essa é a nossa revolução", gritava uma multidão de centenas de pessoas com os punhos erguidos. "A Líbia é a terra dos livres e honrados", dizia uma faixa. Outra mostrava a cabeça de Kadafi num corpo de cachorro. Buracos de balas marcavam prédios queimados, onde os conflitos foram mais intensos, enquanto veículos incendiados estavam abandonados pelas ruas.
A edição eletrônica do jornal líbio "Quryna" publicou no sábado que o ex-ministro da Justiça Mohamed Abud Ajleil liderava a formação de um governo interino em Benghazi. Os rebeldes disseram, no entanto, que esse era um ponto de vista "pessoal" do ex-ministro.
O país enfrenta desde 17 de fevereiro uma onda de protestos contra o governo Kadafi que já deixou centenas de mortos. Segundo a ONU, cerca de
cem mil estrangeiros foram embora do país , com medo dos confrontos nas ruas. Neste domingo, chegou à Grécia a última leva de brasileiros a sair da Líbia .

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |