domingo, 27 de fevereiro de 2011

MUNDO: Premier da Tunísia renuncia após protestos

De O GLOBO
Reuters/Brasil Online

TUNIS (Reuters) - O premier da Tunísia Mohamed Ghannouchi anunciou sua renúncia no domingo após uma onda de protestos nas ruas do país. O país foi palco da primeira revolta popular no norte da África.
Críticos acusavam Ghannouchi de ser próximo a governos da região que foram derrubados por manifestações no mês passado e por falhar em aprovar reformas na Tunísia.
No lugar dele, assume o cargo Beji Caid Sebsi, informou o presidente interino, Fouad Mebazza.
O descontentamento contra o governo de Ghannouchi já tinha atingido a imprensa local. No sábado, centenas de jornalistas e técnicos da emissora de televisão estatal da Tunísia haviam entrado em greve por afirmarem que a censura do governo foi mantida .
Leia mais:
"Dia de Ira" na Tunísia tem como alvo o primeiro-ministro
"Minha renúncia vai permitir um melhor ambiente na nova era", disse ele, acrescentando que queria prevenir mais vítimas da inquietação política no país.
Três pessoas foram mortas e muitas ficaram feridas em conflitos entre as forças de segurança e manifestantes desde sexta-feira por causa do papel de Ghannouchi no governo interino.
"Minha renúncia é um serviço para o país", acrescentou ele em pronunciamento na TV.
Ghannouchi reafirmou a promessa do governo de realizar eleições em 15 de julho para substituir o ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |