segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MUNDO: Trump declara emergência em Louisiana pela tempestade Harvey

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Serviço Nacional de Meteorologia espera 63,5 centímetros de chuva no estado

Equipe de resgate navega por enchente em Houston, Texas - MARK RALSTON / AFP

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira estado de emergência no estado de Louisiana diante do avanço da tempestade tropical Harvey para outras partes do país. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), até 63,5 centímetros de chuva são esperados na parte sudoeste do estado. O trajeto da tempestade é incerto, mas a expectativa é de chegar ao Arkansas na sexta-feira. Já no Texas, principal região afetada pelas enchentes até agora, o órgão federal ampliou os alertas de inundações para 11 condados do estado, afirmando que uma população de mais de 570 mil habitantes estará exposta a riscos. De acordo com o NWS, quase 13 milhões de pessoas estão sob alerta ou observação de enchentes nos dois estados.
A declaração de Trump permite que o governo federal libere fundos e coordene ajudas através da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema).
"Esta ação ajudará a aliviar a adversidade e o sofrimento que esta emergência causou à população local", indicou a Casa Branca em comunicado. "Especificamente, autoriza-se a Fema a identificar, mobilizar e proporcionar a sua discrição as equipes e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência".
Brock Long, diretor da Fema, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira que entre 30 e 50 condados do Texas podem ser afetados. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia informou que o ápice das inundações no Texas deve ocorrer na quarta e na quinta-feira. Trump chegará ao estado na terça-feira. A Fema anunciou que espera que cerca de 450 mil pessoas solicitem formalmente assistência das autoridades, enquanto 30 mil pessoas precisarão de abrigo por conta das chuvas.
— Buscamos reforçar as operações de busca e resgate em uma zona muito ampla, de mais de 30 ou 50 condados que foram impactados no Texas pelo Harvey — declarou Long. — Essa missão de abrigos será muito pesada. Esperamos mais de 30 mil pessoas sendo alocadas em abrigos temporariamente para estabilizar a situação e fornecer assistência.
Em Houston — capital do estado onde foram registrados 76 centímetros de chuva desde sexta-feira —, mais de 5.500 pessoas usam abrigos oferecidos pela prefeitura em meio às inundações que ainda atingem a cidade, segundo o prefeito Sylvester Turner. Ele afirmou que o número deve aumentar e pediu doações como roupas, fraldas, comida e medicamentos.
— O objetivo é resgatar. Esse é o maior foco do dia, e minha diretriz — afirmou Turner. — As coisas são dinâmicas. Quem não estava em crise ontem pode estar hoje.
Turner foi criticado por decidir não declarar retiradas da cidade. Ele disse que não se arrepende de não emitir ordem de esvaziamento, afirmando que o plano que tem em ação é a melhor forma de manter os moradores em segurança.
A linha de emergência americana 911 registrou 75 mil ligações com pedido de socorro. Mais de 2 mil pessoas foram resgatadas na cdiade, sendo 250 delas em operações aéreas. De acordo com o governador do estado, Greg Abbott, há 3 mil agentes de segurança, 600 botes, seis abrigos e 14 aeronaves mobilizados para resgates. Ele declarou estado de desastre natural a 54 condados do Texas.
Carro submerso em estrada interestadual em Houston, Texas - THOMAS B. SHEA / AFP

Autoridades do Texas emitiram ordem de retirada de 50 mil pessoas no condado de Fort Bend, a cerca de 55 quilômetros a sudoeste da capital Houston. O rio Brazos, que corta a região, deve transbordar ao atingir seu nível máximo, segundo o governo estadual.
"Harvey continua a abater o condado de Ford Benty", afirmou o juiz do condado. "Os moradores que enfrentaram enchentes no ano passado sabem o quão séria é a situação. Emito uma evacuação mandatória para as áreas possivelmente afetadas ao longo do rio Brazos e peço com urgência que os moradores tomem medidas agora para proteger suas famílias e propriedades.
MAIOR DESASTRE DO TEXAS
Apesar dos alertas anunciados antes da tempestade, a Fema declarou no domingo que o fenômeno é o maior desastre natural na história do Texas, levando a uma recuperação que poderá durar anos, segundo o órgão. As equipes de emergência têm enfrentado dificuldade para chegar às vítimas ilhadas, que foram orientadas a subir para os telhados de suas casas, em grandes e pequenas cidades texanas.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) relatou que há registro de pelo menos cinco mortes, embora apenas duas mortes tenham sido confirmadas até agora. Trata-se de uma mulher idosa que se afogou ao deixar seu carro em uma área inundada de Houston e de um homem que ficou preso no incêndio de sua casa durante a tempestade na cidade de Rockport, no litoral texano, onde houve registro de 12 feridos leves.
Após atingir o território americano como um furacão de categoria 4 — a segunda maior na escala Saffir-Simpson — na noite de sexta-feira (25), Harvey se enfraqueceu para tormenta tropical, com ventos de cerca de 110 km/h. Seu lento avanço pela região o torna muito perigoso, devido às chuvas torrenciais que devem castigar a área com "enchentes prolongadas, perigosas e potencialmente catastróficas na próxima semana", de acordo com o NWS.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |