quarta-feira, 30 de agosto de 2017

TRAGÉDIA: Tempestade Harvey chega a Louisiana e volta a tocar o solo; 18 já morreram

FOLHA.COM
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mark Ralston - 25.ago.2017/AFP

A tempestade tropical Harvey voltou a tocar a solo dos EUA, agora no Estado da Louisiana, na manhã desta quarta-feira (30). Com ventos de 72 km/h, o fenômeno deve seguir rumo ao norte.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade deve enfraquecer, mas mesmo assim ainda causará estragos nos Estados da Louisiana, Arkansas, Tennessee e partes do Missouri.
Louisiana foi o palco da tragédia causada pelo furacão Katrina, há 12 anos. O rompimento dos diques de proteção em Nova Orleans foi o principal problema após o furacão atingir a cidade. Na ocasião, 1.833 pessoas morreram –40% delas afogadas– e cerca de 80% da cidade ficou debaixo de água.
HOUSTON
Após cinco dias de chuva intensa, a cidade de Houston, no Texas, tem previsão de chuva fraca e sol para esta quarta.
As autoridades confirmaram a morte de 18 pessoas até o momento na área metropolitana da cidade, que é a quarta maior dos EUA. Com o objetivo de evitar roubos, o prefeito de Houston, Sylvester Turner, anunciou ainda um toque de recolher para toda a cidade a partir das 22h locais (0h de Brasília) até às 5h (7h).
O caso mais grave até o momento ocorreu no condado no condado de Brazoria (a 80 quilômetros de Houston), onde um dique de contenção foi rompido pela água.
Com isso, as autoridades locais pediram que os moradores de Columbia Lakes deixem suas casas imediatamente e se refugiem em locais mais altos do município.
"Eles precisam sair. Devem ir para um ponto mais alto no [bairro de] Angleton", disse Matt Sebesta, um dos representantes do condado.

ABRIGOS
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, a chuva no Texas é a maior da história nos Estados Unidos continental.
Caíram até a tarde desta terça 131,7 centímetros de água, ultrapassando a marca anterior de 122 centímetros causada por um furacão em 1978 na cidade de Medina, também no Texas. Apenas o Havaí, que sofreu uma precipitação de 132 centímetros em 1950, teve uma chuva maior do que a de Houston.
O prefeito de Houston inaugurou um novo abrigo, com capacidade para 10 mil pessoas, e abriu 500 novas vagas no centro de convenção George R. Brown, que já funcionava com o dobro da capacidade. "Nós não vamos abandonar ninguém, mas isso significa que precisamos expandir nossa capacidade e nossa competência", disse ele.
Pelo menos 17 mil pessoas já procuraram abrigos na cidade, de acordo com a Cruz Vermelha. Além disso, cerca de 13 mil moradores já foram resgatados pelas equipes de salvamento.
Editoria de Arte/Folhapress 

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |