segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MUNDO: Harvey: Com correntes humanas e jet-skis, voluntários resgatam vítimas

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Texanos oferecem serviços em complemento à ação de equipes de emergência

Jet-ski é usado para resgatar vítimas em apuros em Houston, no Texas - JOE RAEDLE / AFP

HOUSTON - Bryan Curtis normalmente usa seu jet-ski por diversão. Mas no domingo, ele usou a moto aquática como veículo de resgate. Morador de Conroe, bairro ao norte de Houston, no Texas, ele foi um dos muitos texanos que se uniram às equipes de emergência para ajudar a retirar os moradores que ficaram ilhados nas zonas inundadas na capital do Texas, atingida pelas fortes chuvas da tempestade tropical Harvey.
Com os serviços oficiais de resgate saturados pelo nível do desastre na quarta maior cidade dos Estados Unidos, a tarefa foi copartilhada com um exército de voluntários. Alguns formaram correntes humanas, enquanto outros recorreram a botes a motor para levar os desabrigados a zonas seguras.
— Para dizer a verdade, não estou pensando em mim neste momento. São as pessoas que precisam de ajuda, estou aqui para ajudar. Quero fazer minha parte — contou à agência AFP, que entrou em contato junto a um amigo com Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) para oferecer os serviços com o jet-sk. — Estamos esperando o chamado para ver onde precisamos atuar.
Após a queda de mais de 60 centímetros de chuva em 24 horas, algumas ruas de Houston se transformaram em verdadeiros canais, tornando impossível a circulação de carros. Os poucos veículos que se viam em movimento nas vias eram grandes caminhões carregados de pessoas que precisaram de ajuda.
— Passamos continuamente por essas vizinhanças e no momento recorremos a alto-faltantes para captar a atenção das pessoas — afirmou o agente policial local Alan Rosen. — Estamos sobrecarregados. Não há recursos suficientes. Nunca há recursos suficientes para percorrer tudo e salvar todos. Estamos fazendo absoltuamente tudo que podemos.
Uma patrulha de polícia detectaram na noite de sábado um homem agarrado a uma árvore. Os agentes formaram uma cadeia humana através de um pântano para resgatá-lo.
VIAGEM EM BOTE
Com tantes ruas inundadas, os botes são a única opção para alguns dos que se encontram ilhados em zonas periféricas. James Lofton, morador do subúrbio de Spring Valley, realizou várias viagens com seu bote para transportar pessoas presas em um hotel a zonas seguras. Uma das últimas pessoas a deixar o hotel foi uma mulher que passou recentemente por uma operação nas costas e que foi carregada com cuidado ao barco.
— Estamos indo e vindo para tirar as pessoas do (hotel) Omni durante boa parte da parte — contou à AFP. — Obviamente ela passou por uma cirurgia e tem muita dor. Foi um trajeto muito doloroso para ela.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |